A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Força Nacional, prendeu sete pessoas durante uma operação de combate aos crimes de tráfico de drogas, homicídio e posse ilegal de arma de fogo. A ação aconteceu nesta quarta-feira (3), em Mariluz, no Noroeste do Estado. Dos sete presos, seis foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e um por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Conforme o delegado Leonardo Queirós, as investigações tiveram início a partir de um homicídio ocorrido no município, no qual um adolescente de 17 anos foi atingido por disparos de arma de fogo.
No decorrer da ação policial, foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra o indivíduo apontado como mandante do crime. Outras seis pessoas foram conduzidas à delegacia para esclarecimentos.
Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de três quilos de substância análoga à maconha, aproximadamente 107 gramas de crack, 32 gramas de cocaína, uma espingarda calibre .32, uma balança de precisão, aparelhos celulares e mais de R$ 6 mil em espécie.
“A operação é fruto de investigação contínua e integrada, reafirmando o compromisso da PCPR com a defesa da vida, o enfrentamento ao crime organizado e a proteção da sociedade”, explica. Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
AÇÃO EM GUARAPUAVA– A PCPR também prendeu nove pessoas, entre 20 e 47 anos, durante uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, associação criminosa e delitos conexos em Guarapuava, na região Central do Estado.
Conforme o delegado Bruno Miranda Maciozek, as investigações identificaram um grupo estruturado que atuava em diversos bairros de Guarapuava, movimentando drogas, armas e valores em espécie, além de envolver adolescentes em práticas criminosas.
“Durante a operação ainda houve a apreensão de duas armas de fogo e de uma caminhonete de alto valor, vinculada às atividades ilícitas do grupo”, explica. A ação contou com a atuação de cães de faro da PCPR para aumentar a eficácia das buscas. Todos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.