Comprometido com a promoção da pesquisa científica e tecnológica no País, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece seus laboratórios multiusuários para uso compartilhado de pesquisadores, universidades e instituições públicas ou privadas de todo o Brasil. Desde 2024, o Tecpar integra a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), rede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que informa onde estão os laboratórios multiusuários e equipamentos disponíveis para uso compartilhado.
Com uma equipe técnica qualificada e infraestrutura com tecnologia de ponta, o complexo multiusuário do Tecpar disponibiliza atualmente 17 equipamentos lotados no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, no Centro de Tecnologia de Materiais e no Centro de Medições e Validação. A lista está em constante atualização. Saiba aqui quais são os equipamentos cadastrados pelo Tecpar.
Por meio da plataforma, empresas privadas de todo o País podem contratar serviços de Pesquisa e Desenvolvimento do Tecpar, contribuindo financeiramente para a manutenção da infraestrutura dos laboratórios, ou ter acesso às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa do instituto, mediante regras de utilização previamente definidas.
“Ao disponibilizar seus equipamentos e apoio técnico especializado a profissionais das diversas instituições de pesquisa, o Tecpar busca promover um ambiente de integração, gerando produção científica de qualidade e contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Paraná e no Brasil”, afirma a coordenadora do projeto no Tecpar, Daniele Adão.
REDE ESTADUAL– O complexo multiusuário do Tecpar também integra a Rede de Laboratórios Multiusuários das Universidades Estaduais do Paraná (RIMPP), instituída em 2022 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a participação do Tecpar e universidades estaduais.
O Governo do Estado está investindo R$ 6 milhões para o fortalecimento da RIMPP, considerada uma importante estratégia para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. Desse montante, R$ 700 mil foram destinados para a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios do Tecpar. Os recursos são do Fundo Paraná, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
COMO UTILIZAR– Empresas ou pesquisadores interessados podem utilizar os equipamentos dos laboratórios multiusuários do Tecpar por meio de convênios, colaborações, prestação de serviço ou requisições científicas justificadas.
Seja para projeto de pesquisa ou para a prestação de serviços, a solicitação deverá ser feita por meio site do Tecpar ou pelo e-mail sac@tecpar.br. O agendamento do uso do equipamento/infraestrutura será analisado pela gerência dos laboratórios de acordo com a disponibilidade técnica e operacional. O laboratório enviará a resposta para o solicitante de aceite da condição de fornecimento, e informando preço, prazo e condições de uso, quando aplicável. Clique aqui para solicitar.
QUALIFICAÇÃO– Os laboratórios multiusuários do Tecpar são qualificados para a realização de ensaios pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CRL0244 e CAL 085), com credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), habilitação na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde da Anvisa e cadastro no Instituto Água e Terra (IAT).