O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) e da Paraná Esporte, entregou nesta sexta-feira (29) os certificados aos atletas da Escolinha de Skate do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), localizado no Complexo Esportivo do Tarumã, em Curitiba.
Ao todo, 11 crianças concluíram o módulo de iniciação esportiva, com duração de três meses, e agora estão aptas a ingressar na turma de aperfeiçoamento. O evento celebrou o comprometimento, a evolução e a dedicação dos jovens atletas que fazem parte do programa gratuito oferecido pelo Estado.
Para o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, a iniciativa é um reflexo da política pública que entende o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano. “Nosso esforço como Governo do Estado enxerga o esporte como algo fundamental na vida de todos. Ele desenvolve habilidades, saúde, disciplina e fortalece o convívio social. É gratificante ver crianças se encaminhando em uma atividade tão especial, em um espaço que é delas e foi feito para elas”, disse.
O coordenador do Centro Nacional de Treinamento, Fernando Johnson, destacou que além da prática esportiva a formação também transmite princípios essenciais. “Praticar skate é sempre saudável, mas tão importante quanto isso é estudar, respeitar o próximo, as diferenças, os professores e os pais. Esses valores aprendidos aqui serão levados para toda a vida”, afirmou.
Durante a solenidade, os alunos acompanharam de perto o treinamento da Seleção Brasileira Feminina de Skate Park, que está concentrada no Centro até este domingo (31). O elenco inclui nomes de destaque como Dora Varella, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Yndiara Asp, Fernanda Tonissi, Fernanda Galdino, Helena Laurino e as gêmeas Flavia e Mirella Haragushi.
O consultor técnico da Seleção Brasileira de Skate, Miguel Zaffari, conhecido como Catarina, aproveitou para dar um incentivo aos jovens. “Vocês precisam levar esse amor ao skate para a vida. Nada impede que sonhem em ser atletas profissionais e até representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Hoje vocês têm acesso a uma das melhores pistas do Brasil e instrutores preparados. Acreditem no sonho de vocês”, ressaltou.
ESTRUTURA GRATUITA- A Escolinha de Skate do CNSK8 oferece aulas gratuitas de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Atualmente, são oito turmas em atividade: seis de iniciação e duas de aperfeiçoamento. Cada grupo conta com dois professores, três monitores, um gestor e equipe administrativa.
As aulas têm duração de uma hora, sendo 15 minutos destinados ao acolhimento e aquecimento, e 45 minutos de prática na pista da modalidade street, que simula um ambiente urbano com obstáculos como corrimãos e escadas.