Cultura Cultura
Espetáculo inédito do Balé Guaíra e mostra francesa no MAC marcam agenda da semana
Balé Teatro Guaíra é o destaque da agenda da semana com a pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança”, nova coreografia de Alessandro Sousa P...
29/08/2025 08h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Balé Teatro Guaíra é o destaque da agenda da semana com a pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança”, nova coreografia de Alessandro Sousa Pereira, no Guairinha. O espetáculo marca uma iniciativa inédita: a pré-estreia acontece de forma simultânea nos palcos do Brasil e da Dinamarca, durante o mês de agosto. Em Curitiba, as noites também serão compartilhadas com a apresentação de "V.I.C.A.", coreografia de Lili de Grammont. As sessões no Guairinha acontecem nos dias 30 e 31 de agosto — sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

E para encerrar a exposição "Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”, o Museu da Imagem e do Som propõe duas atividades gratuitas. Na sexta-feira (29) haverá uma roda de conversa com as artistas, a partir das 17h. E no domingo (31), Lu Berlese e Michelle Serena farão uma performance para o público, às 16h.

Na próxima terça-feira (02), às 10h, a artista multimeios Inara Vidal Passos estará no Museu Casa Alfredo Andersen para o lançamento da cartilha “Guia Prático para o Uso de Argila Silvestre”. E no mesmo dia, às 11h, o MAC Paraná recebe a exposição “Lá onde o mar separa, lá onde as imagens conectam”, em parceria com o museu francês Frac Bretagne e apoio da Aliança Francesa Curitiba. A exposição divide espaço com “O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso”, na sala 8 do MAC no MON. A abertura conta com entrada gratuita pela rampa caracol.

E a quarta-feira (03) estará agitada na Biblioteca Pública do Paraná. Das 16h às 17h30 acontece a palestra “Novas Prosas”, uma análise da prosa paranaense contemporânea, com Sandro Bier e Henrique Dias Pereira. Depois, das 18h às 19h30, tem a roda de conversa “Presença Indígena com Eloy Nhandewa”, um bate-papo sobre a presença e influência da cultura indígena em Curitiba, com o ambientalista e defensor dos direitos humanos Eloy Nhandewa.

Continua após a publicidade

Essas são algumas das opções da agenda cultural da semana, que reúne a programação de museus, teatros e da Biblioteca Pública do Paraná.

Confira a programação completa:

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

"Uma noite em Buenos Aires" – 50 anos de sucesso– Neste domingo (31), às 19h, o espetáculo “Uma Noite em Buenos Aires” desembarca no palco do Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto), celebrando 50 anos de sucesso. Nesta temporada, o show conta com um elenco de peso, reunindo grandes nomes do tango argentino: o maestro Carlos Buono, o grupo Noneto Buonissimo, e os cantores Alberto Bianco e Claudia Pannone. Completam a apresentação dois casais campeões mundiais de tango: Ivan Romero & Silvana Nuñez e Carolina Lunardelli & Gabriel Salvi. Misturando música e dança em uma experiência emocionante, o espetáculo é indicado para todas as idades. Os ingressos estão disponíveis pelo site do DiskIngressos ou na bilheteria do Teatro Guaíra.

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Balé Teatro Guaíra apresenta “V.I.C.A.” e “STOL”– O Balé Teatro Guaíra se apresenta no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) neste fim de semana para a pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança”, nova coreografia de Alessandro Sousa Pereira. O espetáculo marca uma iniciativa inédita: a pré-estreia acontece de forma simultânea nos palcos do Brasil e da Dinamarca, durante o mês de agosto. Em Curitiba, as noites também serão compartilhadas com a apresentação de “V.I.C.A.”, coreografia de Lili de Grammont. As sessões no Guairinha acontecem nos dias 30 e 31 de agosto — sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Os ingressos já estão esgotados.

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)

"Pianinho"– Esta é a última semana para conferir o espetáculo “Pianinho”, que retornou em nova temporada ao Miniauditório do Teatro Guaíra após o sucesso da estreia em junho de 2025. Com sessões gratuitas até domingo (31), a peça acontece às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. O espetáculo acompanha a palhaça Siriema que apresenta um sarau na saleta de sua casa que culminará num maravilhoso recital de piano. À medida que o grande momento se aproxima, desculpas, tensões e estranhezas levam Siriema a questionar se está pronta para exibir seus talentos ao piano. A classificação indicativa é de 14 anos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Miniauditório com uma hora de antecedência.

Teatro José Maria Santos

"Se a Memória Não me Falha" – A premiada peça “Se a Memória Não Me Falha” faz uma curtíssima temporada no Teatro José Maria Santos a partir do dia 4 de setembro. Com sessões de quinta a domingo, o espetáculo segue até 14 de setembro, com sessões acessíveis em Libras nos dois domingos — dias 7 e 14. Com texto e atuação de Fábyo Rolywer e Jheny Goll, e direção de Leo Campos, a montagem acompanha a jornada surreal de dois personagens que, em uma noite chuvosa, perdem misteriosamente a memória. Presos dentro de casa, eles tentam desvendar suas identidades e reconstruir suas lembranças por meio de estratégias tão absurdas quanto emocionantes. A peça é recomendada para maiores de 12 anos. Os ingressos custam podem ser adquiridos pela plataforma Disk Ingressos ou na bilheteria do Teatro Zé Maria, com uma hora de antecedência das sessões.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Visita guiada agosto - Sessão 5– Na sexta-feira (29), a equipe do Setor Educativo do MON promove uma visita mediada para conhecer em detalhes a arquitetura, o acervo e as exposições do Museu Oscar Niemeyer. Para participar, deve-se comprar o ingresso no valor de R$ 20,00 AQUI , além de adquirir também o ingresso comum de acesso ao museu (inteira, meia-entrada ou isento). O ponto de encontro é em frente à bilheteria.

Arte para Maiores Setembro: "Teia à Toa"– O programa Arte para Maiores (APM), voltado ao público maior de 60 anos, promove no mês de setembro atividades inspiradas na mostra “Teia à Toa”. Haverá visita mediada pela exposição e oficina artística, na qual os participantes poderão explorar as linguagens e o processo criativo a partir das obras. As ações incluem também uma videoconferência. A atividade será conduzida pela equipe do Educativo MON, em dois encontros, nos dias 2 e 9 de setembro, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu. Para participar das atividades, é necessária a inscrição por meio deste formulário . O público com mais de 60 anos tem entrada gratuita no Museu.

Laboratório de experiências: Tintas Naturais– Adultos e crianças a partir de 3 anos são convidados a explorar as possibilidades na produção de tintas, a partir de elementos naturais, como a terra. A atividade é gratuita e será quarta-feira, dia 03 de setembro, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. Sujeitas à lotação.

Em cartaz– Diversas exposições estão em cartaz: “Teia à Toa”, “Eterno Feminino”, “Pure Gold”, “Veemente”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido nº 163— O jornal Cândido 163 celebra a obra “Catatau”, de Paulo Leminski, que faz 50 anos. A edição de agosto conta com vários conteúdos especiais sobre a pauta, no mês de aniversário do escritor.

A reportagem especial, assinada por Isa Honório, desvenda o “romance-ideia” Catatau, primeiro livro de Leminski, lançado em 1975. A repórter conversou com jornalistas, pesquisadores, leitores e artistas que revelam outras facetas sobre a obra. Na sequência, a retranca publica uma entrevista exclusiva com o escritor, poeta e tradutor peruano/argentino Reynaldo Jiménez, que traduziu Catatau para o espanhol, e conta para a editora do Cândido, Marianna Camargo, como foi realizar este trabalho.

Seguindo os conteúdos especiais, Estrela Leminski faz uma curadoria dos livros preferidos de seu pai, comentando o porquê de suas escolhas. O jornalista e escritor Alberto Villas escreve como foi trabalhar com Leminski na redação da TV Bandeirantes na década de 1980 e como foi a convivência com o autor. O multiartista Fausto Fawcett traz sua visão sobre o Catatau, um dos seus livros preferidos. A crônica de Fernanda Maldonado resgata as memórias de sua infância na casa em que seus avós alugaram para a família Leminski, e um poema inédito de Rodrigo Garcia Lopes. A edição também tem o ensaio do fotógrafo Julio Covello, que retratou o escritor em diversos lugares na cidade.

PROJETOS FIXOS

Roda de leitura 60+

Roda de leitura e atividades para o público 60+.

Dia: 1º de setembro – Toda segunda-feira do mês

Horário: 13h30h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Inscrições encerradas.

Oficina Permanente de Poesia

Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 4 de setembro – Toda quinta-feira do mês

Horário: das 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

EVENTOS CULTURAIS

Exposição artística

Exposição de 15 quadros usando a técnica de pontilhismo feitos pela artista Giulia Fontoura com temática de animais em extinção.

Período: até 29 de agosto

Horário: das 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Concerto Didático: Naná e os Sons da Natureza - Apresentação musical

Concerto didático para crianças de 6 a 10 anos das escolas públicas de Curitiba, sobre a vida e a obra do percussionista Naná Vasconcelos. Cada apresentação tem duração média de 50 minutos.

Dias: 28 e 29 de agosto

Horário: 9h às 16h

Local: Auditório

Palestra “Novas Prosas”

Projeto de análise da prosa paranaense contemporânea, com Sandro Bier e Henrique Dias Pereira.

Dia: 3 de setembro (quarta-feira)

Horário: 16h às 17h30

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Roda de conversa “Presença Indígena com Eloy Nhandewa”

Bate-papo sobre a presença e influência da cultura indígena em Curitiba, com o ambientalista e defensor dos direitos humanos Eloy Nhandewa.

Dia: 3 de setembro (quarta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório

SEÇÃO INFANTIL

Leitura Amiga

As crianças escolhem seus livros preferidos e leem com os animais adestrados do Instituto Cão Amigo & Cia.

Dia: 30 de agosto (sábado)

Horário: 10h

Local: Seção Infantil

“Pluft, o Fantasminha” - Peça Teatral

Apresentação da peça “Pluft, o Fantasminha”, com a Academia Cena Hum.

Dia: 30 de agosto (sábado)

Horário: 11h

Local: Auditório

Capacidade máxima: 132 pessoas

SEÇÃO BRAILLE

Encontro de Eficientes

Encontro e debates de interesse para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares presentes no dia.

Dia: 29 de agosto (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 25 pessoas

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Antes de Partir" - Classificação: +10 - Duração: 1h37 minutos

"Olga" - Classificação: +14 - Duração: 2h21 minutos

"Gente Grande" - Classificação: +12 - Duração: 1h42 minutos

Dias: 1º a 30 de setembro

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Vitor Dias


Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

MAC de Portas Abertas - Aula aberta: Mulheres Arquivadas– Práticas de pesquisa em gênero nas artes visuais – No sábado (30), às 14h, acontece a última atividade da Ocupação Mulheres Arquivadas. Curadore do projeto, Gui Zrenner, conduzirá uma aula aberta sobre pesquisa de gênero nas artes visuais. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos, mediante inscrição prévia neste link . A atividade será realizada na sala 08 do MAC no MON.

"Lá onde o mar separa, lá onde as imagens conectam"– Na próxima terça (02), às 11h, o MAC-PR recebe a exposição “Lá onde o mar separa, lá onde as imagens conectam”, em parceria com o museu francês Frac Bretagne e apoio da Aliança Francesa Curitiba. A mostra reúne obras audiovisuais de Ismaïl Bahri, Yto Barrada, Julien Creuzet, Katia Kameli, Ange Leccia e Natacha Lesueur, explorando migração, memória e resistência a partir de múltiplos territórios e narrativas. A exposição divide espaço com “O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso”, na sala 8 do MAC no MON. A abertura conta com entrada gratuita pela rampa caracol.

Em cartaz– “O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso”, na sala 08 do MAC no MON, “Ronald Simon – Pinturas Cometidas” na sala 09 do MAC no MON e “TUDO BEM BOMBOM” na Sede Adalice Araújo.

Museu Paranaense (MUPA)

Agendamento para visitas em grupos– No dia 1.º de setembro, às 14h, o Museu Paranaense abre o agendamento para visitas mediadas do mês de outubro. Destinadas a grupos de 10 a 40 pessoas, as visitas recebem crianças de 3 a 5 anos, estudantes do ensino fundamental, médio, superior e também grupos não escolares. A mediação é realizada pelo Núcleo Educativo do MUPA. No ato da inscrição, é possível escolher entre diferentes circuitos temáticos pelas exposições em cartaz, sempre adaptados para cada faixa etária. As visitas são gratuitas, acontecem nos períodos da manhã e da tarde, e têm duração de 1h30. O agendamento é feito exclusivamente pelo formulário disponível no site.

Em cartaz– “Miragem”, “Objeto sujeito”; “Antes ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: Histórias recontadas”, “Ephemera/perpétua”, “Lange de Morretes: entre paisagens”; “Numismática e cultura material”.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Lançamento com Inara Vidal– Na próxima terça-feira (02), às 10h, a artista multimeios Inara Vidal Passos estará no MCAA para o lançamento da cartilha “Guia Prático para o Uso de Argila Silvestre”. Os participantes também poderão aproveitar um momento de conversa com com ela, que abordará reflexões sobre a reconexão com práticas ancestrais e a aproximação entre arte, educação e meio ambiente. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Residência Artística– Entre os meses de agosto e setembro a Academia Alfredo Andersen recebe a dupla de artistas H-AL (Alexandre Linhares e Thifany F.) para o programa de residência. Para o projeto da H-AL, intitulado “Transitória”, os artistas ocupam o ateliê e irão costurar, bordar e modelar diretamente sobre os corpos de participantes da comunidade artística que circula pelo espaço.

O processo de produção da coleção será aberto e vivo, com visitação e participação do público de segunda a sexta-feira, entre 13h e 18h, com a presença revezada dos dois artistas. As visitações devem ser agendadas pelos links disponíveis na bio do Instagram @halartetextil.

Visitas guiadas– O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.

Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Exposição permanente– Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso museu casa. Entrada gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Programação de encerramento - "Ciclo(s)" – A exposição "Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento” inclui duas atividades gratuitas para o público em sua última semana em cartaz. Na sexta-feira (29) haverá uma roda de conversa com as artistas, a partir das 17h. No domingo (31), para encerramento da exposição, Lu Berlese e Michelle Serena farão uma performance para o público, às 16h, para concluir este ciclo. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Visita Guiada – "Desse Lado do Muro" (Projeto Cárcere)– A visita explora a antiga central de custódia da Rua Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba, recentemente anexada ao MIS-PR. No local, encontra-se o prédio de um antigo presídio, que abriga o Projeto Cárcere e a exposição "Desse Lado do Muro", propondo trazer à tona a temática carcerária. Ambientada entre celas e grades originais, a exposição leva o público a refletir, por meio das fotografias de Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan, sobre a realidade do sistema prisional latino-americano.

Horário: às 14h

Vagas: 30

Público: a partir de 16 anos

Faça as inscrições AQUI .

Para mais informações sobre as programações, entre em contato com a equipe do MIS-PR pelo e-mail educativomis@seec.pr.gov.br.

Tons Vizinhos– Venha curtir música boa no MIS-PR! O Tons Vizinhos é uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (3 de setembro), teremos uma grande jam session com palco aberto e a presença de diversos músicos. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Em cartaz– “Desse lado do Muro”; “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”; “Através do Tempo”; “Sinestesia dos Objetos”.

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Oficina de fotografia– Até 5 de setembro, adolescentes de 14 a 17 anos podem se inscrever na nova oficina gratuita de fotografia do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Para efetuar a matrícula, os responsáveis dos adolescentes interessados devem fazer a inscrição presencialmente no CJAP. A oficina acontecerá todas as terças, das 14h às 17h, e visa desenvolver o olhar fotográfico de adolescentes por meio da experimentação com o celular. As aulas começam dia 9 de setembro e serão ministradas pela fotógrafa Diana Witt.

Saiba como se inscrever AQUI .

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.