Cerca de 400 estudantes e professores de escolas públicas de Curitiba tiveram a oportunidade de assistir nesta quinta-feira (28) a uma prévia do novo espetáculo do Balé Teatro Guaíra, que será apresentado ao grande público neste fim de semana no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Participaram da sessão alunos e professores dos colégios estaduais Paula Gomes, Júlia Wanderley e Marli Queiroz de Azevedo.
Os estudantes acompanharam a apresentação de “V.I.C.A.”, da coreógrafa Lili de Grammont, e a pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança”, criação inédita do coreógrafo Alessandro Sousa Pereira. As apresentações para o público em geral acontecem neste sábado (30) e domingo (31), com ingressos já esgotados.
Para muitos jovens, a sessão marcou o primeiro contato com o teatro. A professora de Biologia Lúcia Acir, do Colégio Estadual Paula Gomes, ressaltou a importância da iniciativa. “A cultura deve ser levada para dentro da escola. É muito importante essa base, principalmente porque são pessoas mais carentes e, para muitos estudantes, é difícil ter acesso a um espetáculo. A maioria nunca tinha vindo ao teatro, e senti que os alunos gostaram muito”, disse.
“Tinha partes muito tocantes, achei muito profundo”, destacou o estudante Leonardo Paco, 16 anos, do Colégio Estadual Júlia Wanderley. Já sua colega Yasmin Vitória, 15 anos, acrescentou: “Para mim foi muito diferente, achei muito legal”.
Entre o público também estava Isabelle Cristina Adriano, 15 anos, aluna do Colégio Paula Gomes, que vê no Balé Teatro Guaíra uma inspiração para o futuro. Admiradora da dança, ela sonha seguir carreira na área. “A emoção, o jeito que eles se movimentam, foi lindo. Adorei a ideia da dança das cadeiras do espetáculo V.I.C.A., foi muito inspirador. Vim pela segunda vez para assistir o espetáculo de dança, gritei, aplaudi muito. Mais uma vez, foi uma experiência única”, contou.
SOBRE OS ESPETÁCULOS– A coreografia “V.I.C.A.”, apresentada pela primeira vez em 2023, traz uma reflexão sobre os dilemas contemporâneos marcados pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo pós-pandemia. O espetáculo integrou a abertura da temporada do Balé Teatro Guaíra em Portugal em março deste ano, e circulou pelo Paraná, passando por Arapongas e Jacarezinho, antes de retornar ao palco do Guairinha.
Já “Stol”, que em dinamarquês significa tanto “cadeira” quanto “confiança”, reflete sobre os contrastes entre a natureza e as criações humanas. Ao som do clássico Bolero, de Ravel, os bailarinos interagem com cadeiras e máscaras, criando imagens que revelam força, fragilidade e transformação.
A estreia deste espetáculo inédito também marca um momento histórico para a companhia: enquanto parte do elenco apresenta “Stol” no Guairinha, outro grupo leva a mesma coreografia ao palco do Teatro Bellevue, em Klampenborg, na Dinamarca, dentro do Festival Sommerballet e que estreia nesta quinta-feira (28). Além disso, o público dinamarquês também assiste a “Castelo”, criação de Alessandro Sousa Pereira que já percorreu São Paulo e Portugal neste ano.