FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) darão início à primeira experiência prática de mediação cultural no Parque do Ingá (Cirandódromo), em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), dentro da programação do 27º Festival da Ciranda.
A atividade, intitulada “Cirandódromo: História, Cultura e Encanto além do Espetáculo”, integra o componente curricular Agência de Turismo, com carga horária de 30h teórica e 30h práticas, e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria Municipal de Turismo de Manacapuru.
A mediação guiada tem como objetivo aproximar visitantes, moradores locais e turistas da riqueza cultural que envolve as cirandas manacapurenses, para além das apresentações artísticas.
Sob a responsabilidade das professoras Joelma Carvalho, Aline Sampaio e Jennifer Ribeiro da Silva, e coordenação da professora Márcia Raquel Guimarães, a ação inicia na sexta-feira (29/08), das 7h30 às 11h, com a participação de estudantes da Escola Estadual José Mota, convidados para a visita guiada. Já no sábado (30/08), das 9h às 11h30, a mediação será aberta aos moradores locais, visitantes regionais e turistas interessados na cultura amazônica.
O projeto propõe valorizar o Cirandódromo como espaço histórico, cultural e turístico, permitindo que o público conheça a origem, os símbolos e a importância social do Festival da Ciranda, um dos maiores espetáculos culturais do Amazonas.