A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está entre as instituições finalistas do 29º Concurso de Inovação no Setor Público com o projeto Painel Integrado de Segurança: Inovação em Dados para Gestão de Resultados, que implementou o uso integrado de dados na gestão estratégica da instituição. A iniciativa foi uma das 24 escolhidas em uma edição que teve recorde de inscrições de todo o País.
A iniciativa consiste em um sistema integrado de gestão com dashboards interativos em Power BI. A solução permitiu a consolidação de informações estratégicas e o acompanhamento de indicadores para medir a produtividade, a eficiência e a efetividade dos trabalhos realizados em todas as unidades policiais do Estado. A solução transformou a forma de administrar a PCPR, implementando um modelo de gestão voltado para resultados e cumprimento de metas institucionais nos níveis estratégico, tático e operacional.
O concurso, que teve 294 inscrições, é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Segundo a pasta, os finalistas foram escolhidos após um processo de avaliação, conduzido por um comitê de especialistas, e representam a diversidade e a excelência da inovação governamental nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.
O projeto da PCPR concorre na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal. Na mesma categoria concorrem trabalhos do Ministério da Fazenda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Distrito Federal.
Os projetos vencedores serão divulgados no dia 2 de outubro, durante a Semana de Inovação promovida pela Enap em Brasília. As iniciativas escolhidas receberão um troféu destinado ao órgão responsável; certificados individuais de premiação destinados aos integrantes da equipe executora; direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação; passarão a compor o banco de soluções inovadoras do Concurso Inovação no Repositório Institucional da Enap.
Além dos prêmios, os membros da equipe executora das iniciativas vencedoras poderão ser convidados a participar de cursos, eventos e/ou missões técnicas organizadas ou viabilizadas pela Enap com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.