O Balé Teatro Guaíra se apresenta neste fim de semana no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) com o programa duplo formado pela pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança” e a nova montagem de “V.I.C.A.”. As sessões serão no sábado (30) e domingo (31) e os ingressos já estão esgotados.
“Stol”, que em dinamarquês significa “cadeira”, mas também “confiança”, inspira um espetáculo criado pelo corégrafo Alessandro Souza Pereira e que reflete os contrastes entre natureza e criação humana. Ao som do clássico Bolero, de Ravel, os bailarinos exploram esses embates em cena, interagindo com os objetos e com máscaras que cobrem o rosto, criando imagens que mesclam força, fragilidade e transformação.
Já “V.I.C.A.”, da coreógrafa Lili de Grammont, discute os dilemas contemporâneos marcados pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo pós-pandemia.
A temporada marca também um momento inédito para a companhia: a pré-estreia simultânea de “Stol” no Paraná e na Dinamarca. Enquanto parte do elenco apresenta a nova criação no Guairinha, parte sobe ao palco do Teatro Bellevue, em Klampenborg, no dia 28, durante o Festival Sommerballet, tradicional evento de dança da Dinamarca. Além de “Stol”, será apresentada a coreografia “Castelo”, também de Alessandro Sousa Pereira e que já foi levada ao público de São Paulo e de Portugal no primeiro semestre deste ano.
TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS – O momento do Balé Teatro Guaíra também é marcado por conquistas importantes: a companhia recebeu recentemente sua primeira indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) , um dos mais relevantes do país, pelo espetáculo Contraponto, apresentado em São Paulo no mês de julho.
Para o diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni, a pré-estreia simultânea é motivo de orgulho. “É um projeto complexo e ambicioso. Temos o prazer de mostrar a arte produzida no Paraná tanto ao nosso público quanto ao mundo. Não é algo trivial, e o Balé Guaíra tem desempenhado um papel de verdadeiro embaixador das artes do Estado”, afirma.
BALÉ TEATRO GUAÍRA– Com quase 56 anos de história, o Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia pública de balé mais antiga do Brasil. Ao longo dessa história, o balé criou mais de 150 coreografias e se apresentou em 200 cidades, 17 estados e cinco países, chegando a um público de mais de 1 milhão de pessoas. A companhia tem, atualmente, 23 bailarinos, contratados pelo PalcoParaná.