O FestLuso chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (27), celebrando a diversidade com espetáculo sobre drag queens, realização de palestra, lançamento do livro de Célio Turino e show em homenagem a Elis Regina. A data também marca o início do projeto FestLuso na Escola com espetáculos voltados para estudantes de escolas públicas.
A programação de quarta começa, às 10h, com palestra de Célio Turino, Uma das maiores referências em gestão cultural do País, discutindo políticas públicas no Brasil, no Cine Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários. Entrada gratuita.
Às 15h, no Theatro 4 de Setembro, tem o espetáculo “descobri-quê?”, do grupo Estrutura, de Porto (Portugal), exibição para os alunos da rede estadual, dentro do projeto FestLuso na Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Fortalecendo o intercâmbio entre os países falantes da língua portuguesa, o FestLuso recebe o espetáculo “Manual para Drag Queen – Dressed as a girl? de Isabel Mões, de Lisboa. A peça será exibida às 17h, no Cine Teatro da UFPI.
Isabel Mões é uma pesquisadora sobre drag queens em Portugal e traz ao FestLuso um debate e reflexão sobre a questão de gênero. No mesmo dia, às 20h30, o reisado de Boa Hora, da Fundação Pedro Coelho de Resende, se apresenta no Theatro 4 de Setembro.
Lançamento do livro e show
Célio Turino, reconhecido por ser o idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, política pública que revolucionou a forma de pensar a cultura no Brasil, lança na quarta (27), às 22h, seu mais recente livro “Sementeira: Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais”, no Espaço Cultural Casa de Soraya. No mesmo espaço, haverá o show: Elis Redescobrir 80, um tributo a Elis Regina.