Saúde Saúde
Hospitais estaduais abrem inscrições para residência em varias especialidades
As inscrições para os Programas de Residência Médica devem ser feitas entre os dias 4 de setembro e 2 de outubro, até às 14h horas. As vagas são d...
26/08/2025 10h50
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), abrirá inscrições para os Programas de Residência Médica entre os dias 4 de setembro e 2 de outubro de 2025, até às 14h horas. As 31 vagas são destinadas a médicos interessados em especializações em áreas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O processo seletivo será conduzido pela Associação Médica do Paraná (AMP) e seguirá os critérios da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). Todas as informações e o edital completo estão disponíveis no site da AMP .

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a relevância da formação médica vinculada aos hospitais do Estado. “Estamos fortalecendo o papel das nossas unidades hospitalares como centros de ensino e formação. A residência médica nos permite qualificar novos profissionais para atuarem com excelência no SUS, em regiões que mais necessitam”, disse.

Confira os hospitais e especialidades com vagas disponíveis:

Continua após a publicidade

Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (Piraquara)– Possui quatro vagas na especialidade de Dermatologia, com duração de três anos, e mais duas vagas em fase de avaliação. O processo de seleção será composto por duas fases: o exame escrito (objetivo) e a análise do currículo.

Hospital Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte (HZN) em Londrina) – Ao todo, serão duas vagas para Cirurgia Geral, com duração de três anos; três vagas para Clínica Médica, com duração de dois anos; seis vagas para Medicina de Família e Comunidade com duração de dois 2 anos; duas vagas para Ortopedia e Traumatologia, sendo uma delas reservada para o serviço militar, com duração de três anos.

E ainda, em fase de avaliação, a residência em Anestesiologia, que contará com duas vagas e três anos de duração.

Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade (Hospital da Zona Sul - HZS) em Londrina– Três vagas de Clínica Médica, com duração de dois anos; quatro vagas de Pediatria com três anos de duração e duas vagas em Anestesiologia, com três anos de duração e ainda em processo de autorização.

Hospital Regional do Litoral (Paranaguá)– Serão abertas duas vagas em Cirurgia Geral, com duração de três anos.

Hospital Adauto Botelho (Pinhais)– Para esta unidade são cinco vagas em Psiquiatria, com duração de três anos.