A Polícia Militar do Paraná (PMPR) deu início nesta segunda-feira (18) a mais uma edição da Operação Centro Seguro em Curitiba. A ação, realizada pelo 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), unidade responsável pelo policiamento na região, em conjunto com a Guarda Municipal de Curitiba, tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo e preventivo na Capital com abordagens e fiscalizações voltadas a promover tranquilidade da população.
O lançamento ocorreu na Praça Rui Barbosa e marcou a primeira edição da operação conduzida pelo recém-criado 33º Batalhão de Polícia Militar. A iniciativa reforça o patrulhamento já existente na região.
De acordo com a tenente Anna Lemes, que está no comando da ação, a operação busca coibir principalmente furtos, roubos, o tráfico de drogas e demais crimes no centro da cidade.
"É uma prevenção à criminalidade, aos roubos e principalmente aos furtos que eventualmente ocorram no centro da cidade. O 33º Batalhão e também outras unidades da Polícia Militar, bem como a Guarda Municipal, estarão realizando o patrulhamento na região central nos próximos dias", disse.
A oficial ainda ressaltou a importância da colaboração da comunidade para a efetividade das ações. "Solicitamos que qualquer informação que tiverem denúncias liguem 190 ou até mesmo o Disque Denúncia 181 para que possamos realizar o melhor trabalho possível e proporcionar a segurança para a nossa cidade", afirmou a tenente.
Em Curitiba e Região Metropolitana, os homicídios dolosos caíram 22% no primeiro semestre de 2025, passando de 230 no mesmo período do ano passado para 179 ocorrências. Os índices também já são um reflexo da Operação Centro Seguro.