A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) deu início, na manhã desta sexta-feira (15), ao 1º Seminário Lideranças Comunitárias em Ação: Vínculos, Respeito e Mulher Segura. O ciclo de palestras será realizado nas dez regionais administrativas de Curitiba com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento à violência de gênero.
A iniciativa é promovida pelo programa Mulher Segura, da própria Sesp, em parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Prefeitura de Curitiba.
“As cinco forças de segurança do Estado estão integradas para prevenir a violência e evitar o feminicídio”, afirmou o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Prusse, que representou o secretário Hudson Teixeira na abertura do evento. Segundo ele, a articulação com lideranças comunitárias é essencial para ampliar o conhecimento sobre os protocolos de prevenção e atendimento às vítimas.
O seminário é direcionado a lideranças de bairros com incidência de violência doméstica. “Feminicídio, estupro e outros tipos de agressão. O foco é conscientizar esse público, para que repliquem o trabalho já desenvolvido pela Segurança Pública e pelo Ministério Público”, explicou o coordenador do programa Mulher Segura, coronel Dalton Perovano.
Durante o evento, foi apresentado o projeto De Homem para Homem, pelo capitão da Polícia Militar Victor Rodrigo Amaral. A proposta, criada em abril de 2024, promove encontros com homens para discutir comportamentos que sustentam o machismo. “Faltava trazer os homens para esse debate”, disse.
Para a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, a articulação entre poder público e comunidade fortalece a rede de proteção. “Não adianta mobilizar lideranças sem dar informações. Quanto mais nos aproximamos das pessoas, maior o alcance das ações de enfrentamento a uma cultura que precisa ser transformada”, afirmou.
A promotora participa do seminário com a palestra Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha, ao lado da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Curitiba, Aline Berenhauser. Também integra a programação o promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, com a palestra Paternidade Responsável.
A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, destacou a importância da parceria com a Sesp. “As forças de segurança têm credibilidade nas comunidades. Somar esforços é essencial para mudar a cultura que ainda tolera a violência contra a mulher”, disse.
João Pereira, presidente de honra da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), defendeu a mobilização local como chave para ampliar o impacto. “Vamos levar os encontros às dez regionais, principalmente nas periferias, onde a informação precisa chegar”, afirmou.
Próximas datas do seminário :
- Portão – 21 de agosto
- Bairro Novo – 25 de agosto
- Tatuquara – 28 de agosto
- Pinheirinho – 2 de setembro
- Boqueirão – 4 de setembro
- Cajuru – 16 de setembro
- Boa Vista – 18 de setembro
- Santa Felicidade – 23 de setembro
- CIC – 25 de setembro