Esportes Esporte
Conferência Estadual do Esporte apresentará proposta de investimento até 2035
A abertura do evento será no dia 2 de setembro e contará com a presença do campeão olímpico Emanuel Rego, que participa da construção da política ...
15/08/2025 16h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Estão abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para a Conferência Estadual do Esporte, que acontecerá de 2 a 4 de setembro de 2025, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), ela vai debater, propor e encaminhar ao Governo o Plano Decenal do Esporte para o período de 2026 a 2035, que será submetido à Assembleia Legislativa.

A abertura do evento será no dia 2 de setembro e contará com a presença do campeão olímpico Emanuel Rego, que participa da construção da política pública do esporte do Paraná desde 2019.

A participação no encontro é gratuita. Podem se inscrever gestores do esporte, atletas e paratletas, membros do poder público, de segmentos da comunidade esportiva, do Conselho Estadual e conselhos municipais de esportes, profissionais de educação física, integrantes de entidades representativas do esporte ou de áreas afins, como saúde, educação, segurança, assistência social, turismo, cultura, além de empresas e entidades de diversos outros setores.

“O Plano Decenal é um ponto alto de uma gestão e estamos consolidando agora, com a participação das sete universidades estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, da comunidade esportiva e de todos os que democraticamente quiserem se manifestar sobre o que queremos para esta área nos próximos dez anos”, diz o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Continua após a publicidade

EM TODAS AS REGIÕES– O evento segue as regras previstas nas leis estaduais e federais que regem o Sistema Esportivo e o Fundo Estadual do Esporte, além da Lei Geral do Esporte, que instituiu o Sistema Nacional do Esporte (SINESP).

O Plano Decenal vem sendo discutido desde abril em todas as regiões do Paraná, divididas em cinco macrorregionais, ouvindo a comunidade esportiva, debatendo e elaborando, juntos, inúmeras propostas que serão colocadas em votação durante a Conferência.

“Ao longo de 40 anos que sirvo ao Estado do Paraná e que trabalho na área esportiva, sempre em planejamento de programas e projetos desta área, afirmo que neste momento vivencio uma iniciativa inédita, grandiosa e que tem um valor de grande significado para aqueles que gostam do esporte e para a população do nosso Estado”, disse o coordenador do Plano Decenal, Dilson Martins. “Digo isso pela representatividade dessas participações, pelo direito de voz e voto num espaço democrático e também pela proposta de delineamento de um planejamento de longo prazo”.

OBJETIVOS– São objetivos do Plano Decenal garantir que toda a população tenha acesso ao esporte, incentivar projetos e programas desta área, que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico, ampliar a diversidade de modalidades praticadas e aprimorar cada vez mais a gestão do esporte no Estado.

Ao final da Conferência, o resultado das discussões feitas durante os painéis e câmaras temáticas será formatado em uma minuta de um projeto de lei. “Uma vez aprovado, teremos um plano para o esporte do Paraná por dez anos. Um plano pensado, organizado como política pública e com uma política de governo, que é o legado que nós queremos deixar para os próximos dez anos”, afirma Hélio Wirbiski.

A programação e as inscrições para a Conferência Estadual do Esporte podem ser feitas no site da Secretaria do Esporte do Paraná pelo link: https://conselho.sportapp.com.br/ .