Cultura Cultura
“O Tira-dentes” transforma espaços culturais e escola do Paraná em cenário de terror
As gravações do curta, dirigido por Paulo Biscaia Filho, passaram pela Secretaria de Estado de Cultura, o Museu Alfredo Andersen, Escola Estadual ...
15/08/2025 11h56
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Espaços vinculados ao Governo do Paraná serão cenário do “O Tira-dentes”, novo curta-metragem de Paulo Biscaia Filho. Com o auxílio da PrFilm Commission, as gravações do curta aconteceram do dia 8 a 13 de agosto e passaram pela Secretaria de Estado de Cultura, o Museu Alfredo Andersen, Escola Estadual Dom Pedro II e o Museu Paranaense de Ciências Forenses, conhecido como o Antigo Necrotério. O filme é um Slashe (subgênero do terror) e o lançamento está previsto para o final de 2025.

Na trama, um grupo de jovens invade o prédio da faculdade no meio do feriado para jogar RPG e ter alguma adrenalina. Eles não imaginavam que se veriam em um ciclo de punições conduzido por uma entidade mascarada, o Tira-dentes, que transforma traumas, culpa e passado em armadilhas letais. O curta traz elementos típicos do slasher clássico: a figura mascarada, as mortes criativas e o castigo simbólico, mas atualiza o gênero com um olhar contemporâneo e suas assombrações políticas e sociais.

Para Daniele Mariano, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura da secretaria estadual da Cultura,, o projeto reforça o objetivo principal da PrFilm Commission e a atuação do Estado na valorização do cinema brasileiro e paranaense.

“Ao atuar como facilitadora de produções filmográficas no Paraná, como o curta Tira-dentes, a PrFilm Commission torna o Paraná um destino atrativo para filmagens, oferecendo apoio logístico, articulação com órgãos públicos e incentivo ao uso de locações paranaenses. Essa atuação não só viabiliza produções financeiramente e operacionalmente, como também fortalece a economia criativa regional”, destaca.

Continua após a publicidade

A oportunidade de filmar em ambientes públicos foi essencial para a produção do curta, segundo o diretor Paulo Biscaia. “O apoio da PrFilm Commission nos mostra mais uma vez que a cidade e o Estado possuem uma cartela variada de locações incríveis que podem receber diversos tipos de produção. Usamos a figura histórica de Joaquim José da Silva Xavier para montar um slasher com alma brasileira, mas mantendo o impacto da violência e a sanguinolência da tradição do cinema slasher”, afirma.

PRFILM COMMISSION– A PrFilm Commission é uma política pública, vinculada à Secretaria da Cultura do Paraná, que possui como função primordial transformar o estado em um destino amigável para as produções audiovisuais. Além disso, atua como facilitadora em diferentes pontos da extensa cadeia produtiva cinematográfica: do cadastro de fornecedores à tramitação burocrática de permissões para filmar em local público; de suporte para festivais e distribuição de títulos já finalizados ao incentivo ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica.