No Paraná, a população idosa cresce em ritmo acelerado: já são mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Junto com o aumento da longevidade, cresce também a necessidade de cuidados contínuos e integrados. Nesse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) idealizou e distribuiu a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que tem se mostrado uma importante aliada para atendimento a esse segmento da população.
Já foram 400 mil exemplares entregues aos municípios, e outras 200 mil unidades estão em fase de impressão, reforçando o registro de informações nos atendimentos e fortalecendo o cuidado integral à saúde. Distribuída gratuitamente nos 399 municípios pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná, a caderneta é mais do que um simples documento. Ela funciona como um histórico de vida e de saúde da pessoa idosa, reunindo dados médicos, hábitos, doenças, uso de medicamentos, vacinas e avaliações funcionais.
“A caderneta é uma ferramenta simples, mas estratégica. Ela conecta informações, profissionais e famílias em torno do mesmo objetivo, que é garantir mais qualidade de vida e autonomia para quem está nessa fase da vida. Queremos que o idoso no Paraná viva mais e viva melhor”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Segundo a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o documento também é um recurso fundamental para prevenir agravos e integrar o cuidado. “Ao ter informações completas e atualizadas, o profissional da saúde consegue identificar riscos precocemente e adotar intervenções adequadas. Isso reduz internações evitáveis, melhora a adesão a tratamentos e fortalece a autonomia da pessoa idosa”, explica.
Além de servir como guia para o atendimento na Rede de Atenção à Saúde, o documento fortalece o papel da própria pessoa idosa no cuidado com sua saúde. Ao registrar quedas, hospitalizações, cirurgias ou alergias, é possível identificar riscos antes que eles se tornem problemas mais graves.
COMO OBTER– A entrega da caderneta é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante os atendimentos. O ideal é levá-la a todas as consultas e exames para manter as informações sempre atualizadas. Ela não substitui receitas ou laudos, mas organiza e complementa todos os dados, criando um panorama claro da saúde do paciente.