O público já pode se programar para o FestLuso 2025, que celebra 15 anos com uma vasta programação. O festival de teatro lusófono trará mais de 20 espetáculos gratuitos de grupos de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil. Além das peças, o evento contará com palestras, shows musicais e intercâmbio cultural. A programação começa em Brasília, com um módulo circulante de 21 a 24 de agosto, no Sesc Taguatinga, e segue para Teresina, de 25 a 30 de agosto.
Nesta edição comemorativa, o FestLuso apresentará diversas atrações nacionais e internacionais, atraindo público de várias partes do Brasil. Segundo o curador do festival, Francisco Pellé, a programação celebra os 15 anos do evento e reforça sua tradição de criar espaços e pontes de encontros com grupos da língua portuguesa. “A edição especial contará com espetáculos e personalidades que marcaram a história do festival, incluindo o Grupo Harém, garantindo uma programação rica em conexões”, ressaltou.
Em Teresina, o FestLuso ocupará diversos espaços culturais, incluindo o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI e a Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários. A programação também se estenderá para a praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no bairro Jacinta Andrade.
O evento, como já é tradição, sempre faz uma homenagem especial. O professor, dramaturgo, filósofo, escritor e um dos maiores incentivadores do teatro como instrumento fundamental na educação, o piauiense José Gomes Campos, terá o seu centenário reconhecido pela coordenação do FestLuso.
O professor Gomes Campos, nasceu no município de Regeneração, em 19 de outubro de 1925, e muito cedo se mudou para Teresina, onde cresceu e desenvolveu todo seu estudo, talento e amor pelo teatro, pela educação e pela transformação humana por meio da arte cênica. Ele nos deixou em 2007.
Um dos criadores da Academia Piauiense de letras, Gomes Campos tem seu nome em uma escola municipal de Teresina e em uma escola de teatro. Suas peças foram montadas com o objetivo educacional. Auto do Lampião no Além (1967), a mais famosa de sua autoria, ultrapassou as fronteiras tupiniquins, ganhou prêmios regionais, nacionais, traduzida para o inglês e espanhol, e foi apresentada em outros países, como Portugal e Estados Unidos.
A programação contará com a peça “Caim”, estrelado pelo carioca Henri Pagnoncelli, com produção baseada na obra de Saramago; “descobri-quê?”, da companhia Estrutura (Porto); a Trupe Motim de Teatro (Quixeré, Ceará) traz seu espetáculo inédito “O Movimento Rápido dos Olhos”; “Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com o ator global Tuca Andrada, sobre a vida e obra de Torquato Neto.
O festival terá a presença de Pedro Vilela, de Porto, com Figueredo; de Isabel Mões, de Lisboa, com o espetáculo “Manual para Drag Queen”, do Grupo de Teatro Girassol, de Lisboa; Renata Torres, de Luanda (Angola), com “Mwene-Kongo: a mulher da meia noite”; a peça “O Mendigo ou o Cachorro Morto”, da Cia de Dramas e Comédias, de Teresina e muito mais.
O evento também amplia o projeto FestLuso-Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc), ofertando espetáculos e oficinas para alunos de escolas por tempo integral.
O 15º FestLuso é uma realização do Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Piauí, Governo do Estado do Piauí, PNAB – PI e Ministério da Cultura (Governo Federal). O evento conta com o apoio do Camões (Instituto da Cooperação e da Língua), Sesc-DF e PNAB Nacional.
Acesse-nos: @festluso_oficial.