Como parte da programação da Semana do Patrimônio Cultural, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec), quinta-feira (14 de agosto), acontece o lançamento do livro “Serra do Mar, Patrimônio Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico”, que destaca a relevância deste patrimônio para o Estado. O lançamento acontece às 18h30, no Auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. Na ocasião, haverá distribuição gratuita de exemplares da publicação para o público presente.
O livro, produzido pela Seec, apresenta em seis capítulos fotografias, mapas e textos sobre as áreas de tombamento da Serra do Mar e orientações sobre prevenção e proteção do patrimônio histórico. A coordenação e organização é de Almir Pontes Filho e Cristina Carla Klüppel; textos de Celso Fernando de Azambuja Gomes Carneiro, Clóvis Ricardo Schrappe Borges, Henrique Paulo Schmidlin, José Guilherme Cantor Magnani, Julio Cezar Telles Thomaz e Rodolfo José Angulo. Fotografias de Harvey Frederico Schlenker, Lucas Pontes e Zig Koch, além Martha Cavalheiro Böck, responsável pela elaboração dos mapas.
O lançamento marca também o início das celebrações pelos 40 anos de tombamento da Serra do Mar, que será comemorado em 2026. Com área total de 386 mil hectares, o sistema montanhoso se estende ao longo da costa brasileira, do Espírito Santo ao sul de Santa Catarina. É considerada a segunda maior floresta do país em extensão e foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Tombado pelo estado em 1986, o conjunto representa um marco para os paranaenses na proteção de áreas naturais, conforme a Lei n.º 1.211/1953. No Paraná, abrange os municípios de Antonina, Campina Grande do Sul, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.
"A Serra do Mar é um dos maiores tesouros naturais e culturais do nosso Estado. Com esse livro e a nova exposição, celebramos sua riqueza arqueológica, etnográfica e paisagística, além de reforçarmos nosso compromisso com a preservação desse patrimônio para as futuras gerações", afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária estadual da Cultura.
Para Roberto Pilotto, chefe da Coordenação de Patrimônio Cultural do Paraná, o material, além de apresentar esse patrimônio paranaense, também serve como base para políticas públicas, pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas. “Mais do que apenas um registro, o livro sobre o Bem Tombado Serra do Mar é uma ferramenta de resistência, conscientização e mobilização em defesa de um dos patrimônios naturais mais preciosos do Brasil”, explica.
Além da distribuição do exemplar físico, a partir do dia 14 de agosto o livro em formato digital estará disponível gratuitamente no site da Cultura Paraná e no site da Coordenação do Patrimônio Cultural.
SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL –O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), promove entre os dias 11 e 17 de agosto, em Curitiba, a Semana do Patrimônio Cultural. Com o tema “Caminhos do Imaterial à Convergência Nacional”, a programação convida especialistas, instituições, pesquisadores e detentores de saberes a refletirem sobre a valorização, a preservação e os desafios contemporâneos em torno do Patrimônio Cultural Imaterial. A realização é da Coordenação de Patrimônio Cultural da SEEC.
A edição deste ano marca 25 anos da criação do Decreto Federal n.º 3.551, que instituiu oficialmente a Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil, e celebra os 90 anos do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) – o mais antigo do país. A agenda inclui mesas temáticas, homenagens, palestras e relatos de detentores de bens culturais registrados no Paraná, como o fandango caiçara, os clubes sociais negros e as tradições faxinalenses.
Serviço:
Lançamento do livro “Serra do Mar, Patrimônio Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico”
14 de agosto (Quinta-feira), às 18h30
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba
Entrada gratuita com distribuição grátis de exemplares do livro para o público.