A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou a formatura de 141 novos sargentos do Curso de Sargentos 2025 na manhã desta segunda-feira (11) em São José dos Pinhais. O evento ocorreu na 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP), sediada na Academia Policial Militar do Guatupê.
A cerimônia marcou a conclusão da formação dos sargentos, que passaram por 505 horas/aula de aprimoramento técnico e profissional. A turma recebeu o nome de “cabo PM Esmaile Pires da Silva”, em homenagem ao militar que morreu em um acidente veicular em 15 de maio de 2025. Familiares do homenageado estiveram presentes e receberam uma lembrança da comissão de formatura. A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, foi escolhida como patronesse.
Durante a solenidade, houve entrega de certificados, homenagens e o juramento à Bandeira do Brasil. O primeiro colocado, terceiro-sargento Igor Ivan Camargo Pinto, recebeu um destaque especial.
O curso tem 25 disciplinas de cunho técnico-profissional. Entre os conteúdos, destacam-se Direitos Humanos, Policiamento Comunitário, Sobrevivência Policial, Técnicas de Abordagem e Gestão Policial, aliados a estudos de Direito aplicados à função militar. Durante a formação, os sargentos refletem sobre a prática policial, compartilham experiências e consolidam conhecimentos para o exercício das graduações de 3º e 2º sargento.
"Foram 505 horas de debates e reflexões, nas quais foram aprofundadas lições para o pleno exercício da graduação de sargento. Assim, tivemos as aulas de chefia e liderança, que forjaram não apenas comandantes, mas guias", ressaltou o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel José Luiz Beggiora Junior
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, finalizou reforçando o compromisso que a nova patente exige. "Ser sargento da Polícia Militar do Paraná não é apenas alcançar uma graduação, é assumir um compromisso diário com a excelência, com a justiça permanente e com o respeito à sociedade paranaense", disse.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa; do procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges dos Santos; do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; do subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; do chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima; do chefe da Casa Militar, coronel Marcos Antônio Tordoro; dos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Soldado Adriano José; do coordenador do Gaeco de Curitiba, Felipe Lamarão de Paula Soares; e outras autoridades.
LONDRINA E MARINGÁ– Na semana passada ocorreram formaturas similares em Londrina e Maringá. Na região Norte, o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) sediou a formatura da turma 2025 do Curso de Sargentos realizada pelo Núcleo de Ensino de Londrina. Em Maringá, o evento contou com homenagens aos instrutores e colaboradores do curso, bem como entrega de rosas a padrinhos e madrinhas, em reconhecimento ao apoio dado durante a formação.