A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou, na manhã desta quinta-feira (7), a Medalha Coronel Sarmento, a mais alta honraria da corporação, que comemorou 171 de aniversário em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento faz parte das homenagens anuais ao patrono da corporação e reuniu autoridades civis e militares em reconhecimento a personalidades que têm contribuído de forma significativa para o serviço público no Estado.
"Confesso que a sensação é de orgulho em fazer parte da história de uma polícia que completa 171 anos. Nós vivemos o melhor momento na segurança pública do Paraná com um governador empenhado no assunto e que apóia as instituições", afirma o secretário Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Foram agraciados com a medalha a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares. Também receberam a honraria o secretário de Estado da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia; e o secretário de Comunicação, Cleber Mata.
A homenagem também foi concedida ao diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann; à diretora-geral da Secretaria de Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; e ao coordenador de assuntos institucionais da Secretaria das Cidades, Daniel Vilas Boas. Representando a comunidade chinesa, o empresário Changping Guan recebeu a medalha juntamente com Junyuan Huang.
"É uma honra para a Polícia Militar do Paraná poder conceder a Medalha Coronel Sarmento a esses nomes que tanto fazem para elevar o nome do Paraná. Esse é objetivo da honraria: valorizar quem eleva o nome do Estado", ressalta o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. Instituída por lei estadual em 1968, a Medalha Coronel Sarmento é destinada a policiais militares e autoridades civis que se destacam pelo desempenho exemplar de suas funções e pela dedicação à causa pública.
CORONEL SARMENTO–Nascido em 17 de maio de 1882, na cidade de Oeiras, no Ceará, Joaquim Antônio de Moraes Sarmento ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1907, dedicando-se integralmente à instituição e à defesa da paz social. Destacou-se em importantes conflitos armados do início do século XX, como no Combate do Irani, em 1912, onde foi ferido e perdeu a visão de um dos olhos.
Mesmo após ter sido reformado em 1926, Sarmento retornou ao serviço ativo em 1929, até sua definitiva passagem para a reserva em 1930. Faleceu em 21 de abril de 1934, no mesmo dia em que se homenageia Tiradentes, patrono das polícias brasileiras.