O programa de Homem para Homem, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) dentro do Mulher Segura, já alcançou 42 mil homens com palestras ministradas por policiais em todo o Estado. O objetivo é a quebra de tabus que perpetuam o machismo.
No Paraná, a proteção das mulheres é assunto de todos, e o programa promove palestras com público masculino para tratar do enfrentamento aos tabus. No âmbito do Mulher Segura, ele já formou 450 servidores das cinco forças de segurança e promoveu 293 palestras desde sua criação em 2023.
O De Homem para Homem atende solicitações de gestores municipais, lideranças comunitárias, diretores de escolas, empresários e diversos segmentos sociais. O projeto que tem os homens adultos como público alvo já esteve, por exemplo, em aldeias indígenas, quilombos, comunidades rurais, comunidades tradicionais e caiçaras.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, o De Homem para Homem acontece simultaneamente às palestras direcionadas às mulheres. “Queremos dialogar com os homens, com policiais treinados especialmente nessa interação, para que comportamentos e atitudes violentas se transformem com consciência e participação”, afirma.
Os cursos para qualificação dos palestrantes são abertos a policiais militares, civis, penais e científicos, além de bombeiros. As palestras abordam temas como a participação do homem nos núcleos social e familiar e a valorização do papel de todos os membros da família e das comunidades. O álcool e o uso de drogas, também ocasionadores da violência, são discutidos entre os palestrantes e o público.
As experiências das reuniões e os relatos dos palestrantes alimentam um banco de dados da Sesp que ajuda a compreender os cenários das comunidades. A equipe de palestra modula o conteúdo da apresentação de acordo com a realidade de cada público atendido. “As palestras são desenvolvidas para atingir os homens e os transformar em multiplicadores”, explica o coordenador do Mulher Segura, coronel Dalton Perovan.
O De Homem para Homem trata de todos os tipos de violência contra as mulheres: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral. Todos são tratados de forma franca com o objetivo de quebrar paradigmas e promover o respeito como base da convivência.
ESCOLAS – As palestras vão também aos colégios do Ensino Médio para dialogar com os adolescentes em formação sobre o enfrentamento à violência de gênero. “Trabalhamos com assertividade nas escolas e temos resultados significativos principalmente na transformação de comportamentos. São vários os depoimentos de adolescentes que mudaram suas condutas em casa, na escola e no trabalho”, afirma o coronel.
Os jovens são orientados a tomar atitudes de respeito, evitar e reconhecer sinais de relacionamentos abusivos e a construir relacionamentos saudáveis de parceria e cooperação mútua. Também a conversar, escutar e consentir. Como em todas as palestras, a comunicação é direcionada ao público alvo, com comunicação e abordagem própria também às realidades de cada escola.
SOLICITAÇÃO DE PALESTRAS– Pelo site da Secretaria da Segurança Pública é possível solicitar a palestra De Homem para Homem. O interessado deve preencher o formulário neste link com informações pessoais, informações da empresa ou entidade à qual representa, data e horário desejados. As palestras são gratuitas, ministradas por policiais das forças de segurança do Paraná.
O solicitante é responsável por fornecer projetor multimídia, tela interativa ou outro equipamento de vídeo. Não é permitida a filmagem do conteúdo das palestras. O tempo dos eventos é de 50 minutos a uma hora e meia. A palestra não tem custo algum, tanto para o solicitante quanto para o público.
MULHER SEGURA– O Programa Mulher Segura é uma iniciativa da Sesp criada para o enfrentamento aos diversos tipos de violências de gênero contra a mulher como feminicídio, estrupo e violência doméstica. Ele integra servidores das cinco forças de segurança do Estado em ações de conscientização e promoção do diálogo.
Além da palestra De Homem para Homem, ele promove as apresentações: Mulher Segura, destinada a público misto; e Mulher Segura: Adolescentes, voltadas ao público misto nesta faixa de idade. Desde sua implantação, em 2023, o Mulher Segura já promoveu 1.390 palestras com público estimado de quase 110 mil pessoas.