Cultura Piauí
Novo espaço para o audiovisual será inaugurado no sobrado Major Selemérico em Oeiras
Oeiras recebe, nesta quinta-feira (7), às 20h, o Cine Leme, um projeto inovador que promete impulsionar a produção e a formação audiovisual na cida...
06/08/2025 13h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Oeiras recebe, nesta quinta-feira (7), às 20h, o Cine Leme, um projeto inovador que promete impulsionar a produção e a formação audiovisual na cidade e em todo o território do Vale do Canindé. Localizado dentro do histórico sobrado Major Selemérico, o Cine Leme é também um espaço permanente de fomento ao audiovisual.

A iniciativa foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o objetivo de democratizar o acesso à produção artística e ao consumo de conteúdos audiovisuais, fortalecendo a identidade cultural local.

O projeto marca o início de uma importante jornada em Oeiras, proporcionando formação, divulgação e exibição de obras audiovisuais, especialmente do gênero documental.

Para celebrar a inauguração, será exibido o documentário “Confluências”, dirigido pela cineasta piauiense Dácia Ibiapina. O filme, gravado no Quilombo Saco-Curtume, traz a participação de Nêgo Bispo, referência nacional na luta quilombola e nos debates sobre território e ancestralidade. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo exclusivo e de uma oficina sobre o gênero documental com a própria diretora.

Continua após a publicidade

O Cine Leme, que também abriga o Laboratório Audiovisual, nasce como um espaço para a difusão e experimentação de novas linguagens e narrativas, abrindo caminhos para que talentos locais possam emergir e dialogar com o mundo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí