A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, na quarta-feira (30), um mandado de busca e apreensão relacionado ao caso de maus-tratos a um cão da raça Yorkshire registrado no bairro Bacacheri, em Curitiba, em 20 de julho.
A ação resultou no resgate do animal e de outro que estava sob a guarda do investigado. Dispositivos eletrônicos também foram apreendidos.
Segundo o delegado Guilherme Dias, o tutor submetia os animais a situações de crueldade. A denúncia foi registrada após a divulgação de imagens que mostram o Yorkshire sendo agredido em um local público.
Combate ao tráfico: apreensões de drogas crescem 27,5% no Paraná no 1º semestre de 2025
Diante dos fatos, a PCPR representou judicialmente pelo mandado de busca e apreensão, que foi deferido e cumprido pela equipe da PCPR e contou com apoio de protetoras da ONG Grupo Força Animal. “Os animais foram encaminhados à instituição, onde receberão cuidados adequados, longe de maus-tratos e em ambiente seguro”, afirma.
O responsável será investigado e poderá responder criminalmente pelo crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.
DENÚNCIAS– Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou pelo telefone 197 da PCPR.