Cultura Amazonas
Oficinas gratuitas, apresentações e vivências artísticas marcam celebração de 27 anos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
A programação, que segue até sexta-feira (1º/08), oferece ao público uma série de atividades gratuitas...
30/07/2025 17h15
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

FOTO: Cauane Marques / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A capital amazonense está vivenciando uma verdadeira imersão cultural com o projeto “Liceu de Portas Abertas”, que celebra os 27 anos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A programação teve início no dia 28 de julho e segue até sexta-feira (1º/08), oferecendo ao público uma série de atividades gratuitas, como oficinas, pocket shows, ensaios abertos e rodas de conversa. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Nesta quarta-feira (30/07), a programação continua intensa e diversa, com atividades voltadas para públicos a partir de sete anos, passando por jovens, adultos e pessoas com mais de 50 anos. Há opções presenciais e online em polos como o Sambódromo, Polo Magdalena Arce Daou, Polo Padre Vignola, além de transmissões pelo Google Meet.

Continua após a publicidade

Entre as atrações, estão oficinas de dança urbana, desenho, teatro, croqui cenográfico, além de ensaios abertos da Orquestra Jovem e da Orquestra Mirim. No dia 1º de agosto, por exemplo, estão previstas atividades como ginástica laboral, apresentações de balé, roda de conversa sobre cultura e oficinas de dança e alongamento.

Segundo Davi Nunes, diretor do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, o projeto é um marco importante para reforçar a missão da instituição e aproximar a arte da comunidade:

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Cauane Marques / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“O Claudio Santoro, nosso Liceu, comemora 27 anos de existência com muito sucesso. Eu posso considerar que ele tem sido a principal ferramenta do Estado em formação e em descoberta de talentos amazonenses. Temos alunos que saíram daqui para os corpos artísticos do Estado, que estão hoje fazendo doutorado, mestrado e especialização fora do Brasil. Isso nos honra, nos alegra, e com certeza mostra uma missão cumprida.”

“Aqui não é preciso fazer matrícula, é só chegar e participar das nossas atividades. Você vai encontrar música, dança, teatro, artes visuais, além de oficinas diferentes, como manutenção e limpeza de guitarras e contrabaixos. Temos programação desde 8h30 da manhã até a noite, para todas as idades, a partir de 7 anos. É o momento de abrir o Liceu para todos. Venha participar com a gente!”, destacou o diretor.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Cauane Marques / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com turmas organizadas por idade e distribuídas entre o Sambódromo, Polo Padre Vignola, Polo Magdalena e atividades online.

A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais oficiais do @culturadoam e @liceudoam.