Até o próximo sábado (2), o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes recebe a exposição do projeto [Re]levo, uma animação em stop motion desenvolvida no Piauí. A mostra é gratuita e convida o público a conhecer os bastidores do processo de criação e produção do curta-metragem, que narra a trajetória de Socorro, uma costureira nascida no interior do Ceará que migra para Teresina em busca de novas oportunidades de vida.
O filme percorre diferentes fases da vida de Socorro: da infância no sertão cearense, marcada pelas casas de farinha e pelos pés de caju, à juventude vivida em casas de família na capital piauiense, passando pelo trabalho com a costura – fio condutor de sua história.
A exposição reúne elementos do universo visual e narrativo do curta: bonecas articuladas, maquetes de cenários, arquivos de pesquisa, desenhos, esboços, storyboards e protótipos que deram forma à obra. Com uma linguagem poética e artesanal, a mostra destaca o cuidado manual envolvido na técnica do stop motion e a força simbólica presente em cada detalhe da produção.
O encerramento da exposição será no dia 2 de agosto, com a exibição de um minidocumentário que apresenta o processo de criação do filme – uma oportunidade para o público mergulhar ainda mais no universo por trás da animação.
[Re]levo propõe uma imersão sensível em um universo híbrido entre o concreto e o imaginário, o íntimo e o coletivo. A partir de uma perspectiva feminina, o projeto costura com delicadeza e força a singularidade de uma trajetória que ecoa tantas outras.