A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa/PR), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou nesta semana o curso de aperfeiçoamento de multiplicadores para o manejo clínico do Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Cuidado Integral no Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde. O curso faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
A iniciativa integra o esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer a Atenção Primária por meio da qualificação de profissionais da saúde e da valorização das linhas de cuidado. O projeto-piloto teve início com uma oficina de planejamento realizada nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), em Curitiba, com participação das diretorias e áreas técnicas da Sesa e da equipe do Einstein.
Nesta etapa, o projeto será desenvolvido no território da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, incluindo os 12 municípios de abrangência, e tem como objetivo central formar multiplicadores capacitados no manejo clínico de condições crônicas prevalentes, como hipertensão e diabetes, e no cuidado integral às gestantes por meio do pré-natal.
“A expectativa é de que essa experiência traga resultados concretos na qualificação do cuidado e possa, futuramente, ser expandida para outras regiões do Estado”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a Atenção Primária à Saúde, garantindo um atendimento mais resolutivo e próximo da população. Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Governo do Estado com a qualidade do serviço prestado no SUS no Paraná”.
PROJETO NACIONAL – O projeto de qualificação para manejo clínico na Atenção Primária é uma iniciativa demandada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e acompanhada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.
“A proposta busca qualificar os profissionais da Atenção Primária no cuidado de pessoas com hipertensão, diabetes e gestantes, com uma formação adaptada à realidade local”, explicou Marcio Paresque, gerente de projetos da Frente de Cuidado Público do Hospital Israelita Albert Einstein e coordenador nacional dos projetos PlanificaSUS e Manejo Clínico na APS. “Mais do que uma capacitação, o projeto fortalece as estratégias de cuidado e contribui para melhores desfechos clínicos e para a experiência dos usuários do SUS”.
A ação também está em sintonia com os princípios do PlanificaSUS-PR, promovendo a integração entre cuidado clínico, gestão em saúde e educação permanente, pilares fundamentais para o fortalecimento das redes de atenção.
“Essa é uma iniciativa inédita de estar dando apoio aos nossos municípios para que possam ampliar o atendimento e cuidado às pessoas que procuram os serviços de saúde e que tenham diabetes, hipertensão e muito especialmente no cuidado ao pré-natal, que é prioridade aqui na Sesa”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
A diretora da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Fernanda Garcia Vieira, reforçou o compromisso com o projeto. “A proposta permitirá identificar fragilidades no território e qualificar os profissionais por meio da formação de multiplicadores, promovendo mais acesso, melhor cuidado e impacto positivo nos indicadores de saúde da região”.
PARTICIPANTES– Participaram da Oficina representantes da Diretoria de Unidades Próprias, da Coordenadoria de Atenção à Saúde, das Divisões da Sesa de Saúde da Mulher, Saúde da Família, Prevenção e Controle das Doenças Crônicas e Tabagismo, além de técnicos da SCAPS da 3ª Regional de Saúde. Pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, participaram também Alice Freire de Sousa, Cynara Soares e Cristiane Maron.