Além das tradicionais quartas-feiras com entrada gratuita, o Museu Oscar Niemeyer (MON) passa a oferecer gratuidade também no último domingo de cada mês, iniciando neste fim de semana. A partir de dia 27 de julho, os visitantes poderão retirar o ingresso sem custo diretamente na bilheteria física, no momento da visita.
“Queremos que os visitantes aproveitem o MON como um espaço cultural acolhedor e acessível a todos. A gratuidade aos domingos é uma oportunidade tanto para quem visita o Museu pela primeira vez quanto para aquelas pessoas que já nos visitaram e querem voltar para conhecer as novas exposições”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.
A iniciativa é do Governo do Estado e tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e incentivar o público a aproveitar os espaços expositivos também aos finais de semana, e consolida o museu como um espaço democrático e acessível para todos os públicos.
“Nosso compromisso é tornar o MON cada vez mais inclusivo e próximo do nosso público. Essa ação reforça o papel do Museu como um espaço democrático e acessível”, destaca Juliana.
As exposições atualmente em cartaz são: “Re-Selvagem”, de Eva Jospin; “Afeganistão – tapetes de paz e guerra”; “Teia à Toa”, de Barrão; “Veemente”, de Gabriel de La Mora; “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Eterno Feminino”, de Teca Sandrini; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”, além do “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.
Inaugurada em junho, “Re-Selvagem” é a primeira exposição da artista francesa Eva Jospin no Brasil, com obras nos espaços do Olho e Araucária. No Olho, a instalação “Chambre de Soie Embroidery” apresenta um monumental painel bordado com cerca de 103 metros, convidando o visitante a mergulhar nos detalhes da obra.
O MON também oferece oficinas e mediações ao longo de todo o mês, promovidas pelo setor Educativo. As atividades são direcionadas para diferentes faixas etárias e formações. Proporcionam experiências e ampliam o diálogo entre o público, a arte e o Museu. Acompanhe a programação AQUI .
SOBRE O MON– O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Museu Oscar Niemeyer
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30
Ingressos: R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia-entrada)
Entrada gratuita às quartas-feiras e no último domingo do mês