Cultura Piauí
Com foco na luta das quebradeiras de coco, documentário Babaçu Livre será lançado em Teresina nesta terça (22)
Depois de emocionar o público em São João do Arraial, o documentário “Babaçu Livre: Na Lei ou na Marra” chega a Teresina para mais uma exibição esp...
21/07/2025 10h50
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Depois de emocionar o público em São João do Arraial, o documentário “Babaçu Livre: Na Lei ou na Marra” chega a Teresina para mais uma exibição especial. O lançamento na capital será, nesta terça-feira (22), às 10h, no Auditório Sulica, na Sede da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), com entrada gratuita.

Dirigido por Élida Maria Cardoso de Brito e Ricardo Augusto Pereira, o filme retrata a luta histórica das quebradeiras de coco babaçu no Piauí pelo direito de acessar e utilizar os babaçuais, um recurso essencial para a sobrevivência, autonomia e identidade cultural de milhares de mulheres e suas comunidades.

A produção conta com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secult, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e destaca a importância da Lei Babaçu Livre, sancionada em 2022. A legislação garante o livre acesso aos babaçuais, protegendo o modo de vida tradicional das quebradeiras e enfrentando os desafios impostos pela privatização da terra e os cercamentos ilegais.

Mais do que uma obra audiovisual, “Babaçu Livre” é um registro de resistência e mobilização social. Com depoimentos emocionantes, imagens dos territórios e trilha sonora assinada pelo grupo As Encantadeiras, o documentário revela as camadas sociais, econômicas e políticas que atravessam a luta dessas mulheres.

Continua após a publicidade

Para o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o filme representa um importante marco para a cultura e para a luta por direitos no estado. “O documentário Babaçu Livre é um grito coletivo de liberdade e dignidade. É uma obra que fortalece a memória, valoriza o protagonismo das mulheres do campo e nos lembra do papel fundamental que a cultura tem na construção de justiça social. Estamos felizes em apoiar e amplificar essa narrativa que é, acima de tudo, sobre direitos humanos e pertencimento”, completou o gestor

O lançamento em Teresina marca mais uma etapa da circulação do documentário por comunidades e espaços culturais, como parte de uma campanha de conscientização e valorização dos babaçuais livres.

Foto: Reprodução/Secom Piauí