As inscrições para a XVIII edição da Corrida da Polícia Civil do Paraná (PCPR), que acontece em 28 de setembro, estão abertas e este ano ela se consolida como uma ação de responsabilidade ambiental, social e de integração com a comunidade, reforçando o trabalho realizado pela instituição.
Recentemente, a PCPR ganhou destaque nacional em uma operação que resgatou mais de mil animais e prendeu 16 pessoas em flagrante. A ação ocorreu simultaneamente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, resultado de uma investigação que apurava o tráfico internacional de espécies silvestres e exóticas. Somente nos últimos três anos, em Curitiba, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) resgatou mais de 4 mil animais, prendeu 200 pessoas e realizou 4 mil ações orientativas.
A corrida une saúde, bem-estar e engajamento com causas sociais e ambientais. Neste ano, todo o lucro obtido com as inscrições será revertido para a compra de rações, que serão doadas a cinco instituições que acolhem animais resgatados em ações da PCPR.
“Este tema atual reforça a importância de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. Com esta iniciativa, buscamos evidenciar as ações da PCPR, promover conscientização sobre a causa e incentivar a sociedade a adotar práticas saudáveis e sustentáveis”, explica a papiloscopista policial e membro da comissão organizadora da corrida, Veronica Rambo.
A realização da corrida é uma oportunidade de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e fortalecer a imagem da instituição como agente de proteção da vida em todas as suas formas.
ATUAÇÃO– As ações de proteção ambiental da PCPR se estendem por todo o Paraná. Em abril deste ano, em Arapongas, no Norte do Paraná, mais de 5 mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram resgatados em situação de maus-tratos. Atividades de conscientização também fazem parte das iniciativas da PCPR no combate aos crimes ambientais. Entre elas, estão palestras em escolas e orientações direcionadas a tutores de animais.
O delegado-chefe da DPMA, Guilherme Dias, destaca que as ações da Polícia Civil são fruto de uma missão diária de transformação social. “As ações de resgate vão além da retirada dos animais de situações de risco, elas representam a chance de devolver a esses seres um novo lar, um novo seio familiar, desta vez com proteção, afeto e dignidade. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância de iniciativas que promovem o cuidado com o meio ambiente, pois preservar a vida, em todas as suas formas, é parte essencial da nossa missão”, afirma.
Com ajuda de cão, PMPR intercepta 1 tonelada de maconha em caminhão de arroz
INSCRIÇÕES– Os participantes devem se inscrever no site da empresa organizadora. Acesse aqui o SITE .
Cada inscrito receberá um kit contendo medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável. A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante o processo de inscrição.
Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail:corridadapcpr@pc.pr.gov.br.