O Balé Teatro Guaíra voltou a emocionar o público com "Contraponto", um dos espetáculos mais aclamados da trajetória recente da companhia. As apresentações, realizadas no último fim de semana, dias 12 e 13, reuniram cerca de 1.300 pessoas no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Foram duas sessões com casa cheia, muitos aplausos e novos olhares voltados à potência da dança paranaense.
"Contraponto" é um programa duplo que reúne duas criações autorais e complementares: "Anima – Imensidão Adentro", do coreógrafo Alan Keller, e "Castelo", assinada por Alessandro Sousa Pereira.
Na primeira parte, "Anima" convidou o público a uma imersão sensorial, refletindo sobre aquilo que move de forma invisível. A coreografia trouxe elementos do teatro de formas animadas, incluindo um boneco gigante que se tornou um dos ícones da montagem. Depois do intervalo, o público paulista acompanhou "Castelo", um mergulho nos mecanismos de defesa construídos frente aos desafios do mundo contemporâneo.
“Ficamos muito felizes com a temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Foram dois dias de casa cheia, com muitos aplausos. Sentimos que angariamos muitos fãs para o Balé Teatro Guaíra”, afirmou Luiz Fernando Bongiovanni, diretor da companhia. “Estamos estabelecendo parcerias importantes para levar a dança do nosso Estado a outras partes do Brasil, e São Paulo não poderia ficar fora dessa agenda”.
A apresentação em São Paulo fez parte de uma intensa agenda que inclui circulações nacionais e internacionais. “Abrimos o ano em Portugal, fizemos uma linda parceria com o Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), e agora em São Paulo. Em agosto, temos uma circulação especial pela Dinamarca. É um momento muito importante para o Balé Teatro Guaíra”, destacou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.
A recepção calorosa da plateia se refletiu nas impressões de quem assistiu ao espetáculo. “Foi muito emocionante. Fiquei impressionada com a preparação corporal dos bailarinos. Acho que foi uma das apresentações mais bonitas que já vi, durante todo o percurso que eu tenho consumindo teatro, dança, e artes no geral”, comentou a produtora Savi Albuquerque.
A bailarina Daniele Jesus dos Santos também esteve presente e se emocionou. “Fazia muito tempo que eu não via a companhia ao vivo. Fiquei encantada com a poesia dos dois trabalhos e muito feliz em ver colegas seguindo em uma jornada tão bonita”, disse.
Já a artista Becca Luz destacou a experiência sensível e profunda proporcionada pelo espetáculo. “Foi um mergulho. A gente se coloca ali para sentir junto com os bailarinos. O que mais me impactou foi a forma como a dança retrata a humanidade. Estamos carentes disso, de refletir sobre nossas fragilidades e vulnerabilidades num mundo que fala tanto em performance e perfeição”, disse.
SUCESSO NACIONAL E INTERNACIONAL– "Contraponto" nasceu com uma proposta intimista no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e, diante da repercussão, ganhou o grande palco do Teatro Guaíra, o Guairão, com sessões esgotadas. Desde então, vem conquistando destaque nacional e internacional com sua força estética, poética e contemporânea.
Em 2024, o espetáculo abriu a Niterói Semana de Dança, e encantou o público europeu no festival Sommerballet, no Teatro Bellevue, em Copenhague. A crítica dinamarquesa elogiou o impacto da montagem. “Uma noção moderna de um mundo em constante mudança, onde corpo e alma devem lutar para não serem destruídos”, destacou o portal dinamarquês Magasinet KBH.
Antes disso, em março, o Balé Teatro Guaíra percorreu cinco cidades portuguesas com "Castelo" e foi calorosamente acolhido pelo público e instituições culturais. “Recebemos muitos aplausos por onde passamos e fortalecemos laços com importantes parceiros como a Companhia Nacional de Bailado, de Lisboa”, relembrou Luiz Fernando Bongiovanni.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES– Em agosto, o Balé Teatro Guaíra divide suas atenções entre o público paranaense e o internacional. Parte da companhia embarca de volta à Dinamarca com novas apresentações de "Castelo", levando mais uma vez o talento da dança paranaense ao cenário europeu. Enquanto isso, outro grupo permanece no Paraná circulando com o repertório por cidades como Jacarezinho, Ibiporã e Telêmaco Borba.
Já em Curitiba, entre os dias 29 e 31 de agosto, o público poderá conferir os espetáculos "Vica" e "Stol" no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com ingressos a preços populares: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). O início das vendas será anunciado no site do Teatro Guaíra e no Instagram do Balé Teatro Guaíra e do teatro.
A agenda do segundo semestre inclui ainda as apresentações dos espetáculos "Lendas Brasileiras" em outubro, "Contraponto" em novembro, e "O Quebra-Nozes" em dezembro.