Cultura Piauí
Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado oficialmente em Teresina
Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) realizou, no auditório Sulica, em sua sede, o lançamento oficial da 7ª...
10/07/2025 17h06
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) realizou, no auditório Sulica, em sua sede, o lançamento oficial da 7ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara. O evento, que acontecerá de 17 a 27 de julho, será realizado em São Raimundo Nonato, no coração do Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, artistas, parceiros institucionais e entusiastas da cultura. Durante o evento, a diretora geral da Ópera, Sádia Castro, destacou a projeção nacional alcançada pelo festival. “A Ópera da Serra da Capivara é hoje um dos maiores destaques culturais do Brasil, com ampla visibilidade nos principais veículos de comunicação, como Grupo Globo, Folha de S. Paulo, UOL, Band, G1 Piauí, TV Clube, Topview, Revista Viagem e na coluna da jornalista Mônica Bergamo. Toda essa repercussão foi conquistada por meio de mídia espontânea. Como reconhecimento, o Ministério do Turismo incluiu a Ópera entre os 10 maiores festivais culturais e turísticos do país”, enfatizou Sádia Castro.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Secult

Neste ano, o espetáculo principal será “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma releitura do clássico gótico O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux. A proposta artística conecta o romance à paisagem milenar do parque, criando uma experiência cênica única que une arte, natureza e ancestralidade.

Uma das novidades da edição 2025 é a ampliação da programação: o festival, que tradicionalmente se encerrava no sábado, agora se estende até o domingo (27), com uma apresentação especial voltada para estudantes da rede pública estadual. Cerca de 400 alunos do projeto “Turismo Escolar”, promovido pela Setur e Seduc, participarão dessa vivência, que integra educação e patrimônio cultural.

Continua após a publicidade

“A Secretaria da Cultura tem orgulho de apoiar esse projeto por meio do orçamento estadual e do nosso Sistema de Incentivo à Cultura (SIEC), assim como a Secretaria de Turismo, através do SIETUR. Neste ano, com a inclusão do domingo, também teremos um intercâmbio com os alunos da nossa Escola Estadual de Dança Lenir Argento, que poderão assistir de perto à grandiosidade da Ópera da Serra da Capivara”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Secult

Outra mudança importante é o novo local de realização do espetáculo. Em vez do tradicional anfiteatro da Pedra Furada, as apresentações acontecerão no Anfiteatro Ancestral, em frente à cortina de pedra, garantindo mais conforto ao público e maior preservação dos sítios arqueológicos. A nova estrutura também amplia as possibilidades de produção cênica, mantendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a valorização do patrimônio.

Além do espetáculo principal, o festival contará com uma programação formativa, com oficinas para a comunidade de São Raimundo Nonato nos dias 17, 18 e 19 de julho. Nos dias 22 e 23, o projeto “Ópera na Cidade” levará atrações artísticas, oficinas, feira de artesanato e gastronomia local para a Praça do Abrigo, com acesso gratuito ao público.

A Ópera da Serra da Capivara é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (SIETUR).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Secult