Turismo Turismo
Paraná receberá 1,3 mil agentes de viagens de vários estados para conhecer pontos turísticos
Como parte da preparação desses profissionais, o Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo do Estado – realiza, ao longo dessa semana, capacitaç...
10/07/2025 16h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

No próximo mês, cerca de 1.300 agentes de viagens devem participar do Entur Summit, uma Convenção realizada no dia 4 na Ópera de Arame, em Curitiba. A programação inclui roteiros para que os profissionais que atuam na venda de pacotes turísticos conheçam in loco os atrativos e pontos turísticos da Capital e da região.

Como parte da preparação desses profissionais, o Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo do Estado – realiza, ao longo dessa semana, capacitações online sobre os principais produtos e destinos paranaenses.

“Estamos apresentando o que o Paraná tem, de ponta a ponta, pronto para ser comercializado como turismo. A capacitação online é uma ação pré-evento, onde temos mais tempo para mostrar a esses profissionais o potencial turístico do Estado”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

A Entur é a primeira escola de negócios do turismo do Brasil e conta, atualmente, com mais de 5.000 agentes conectados. “Todos esses profissionais terão acesso a essa capacitação que foi feita online, pois ela é gravada e fica disponibilizada como uma aula mesmo”, destacou Viviane Assis, mentora da Entur.

Continua após a publicidade

“É uma ação estratégica para que os agentes possam entender as formas de construir roteiros conjugados, experiências de aventura, entre outros, para vender a todos os públicos, desde o casal até famílias com crianças e idosos”, completou.

PRODUTOS E DESTINOS– A apresentação do Paraná teve entre os temas a gastronomia típica, gerada pela miscigenação de diversas culturas, como a ucraniana, a italiana, e a japonesa, por exemplo, além dos alimentos produzidos no Estado, como a cevada – que leva à produção da cerveja comercializada em todo o Brasil, especialmente nas praias do Sul do país.

Há, ainda, suas produções únicas como o pinhão, o palmito, a bala de banana, o barreado e a carne de onça, entre outras, muitas delas certificadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo de Indicação Geográfica.

“Apresentamos roteiros que podem ser construídos por transporte rodoviário, com pouco tempo de deslocamento, mas envolvendo diversos atrativos, como turismo de aventura e resorts”, destacou o diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar, que conduziu a capacitação.

Um dos destaques foi a cidade de Foz do Iguaçu – a Terra das Cataratas, uma das Sete Maravilhas do Mundo. O atrativo é rodeado de outras opções ao turista como a facilidade de ir por via terrestre aos países vizinhos Paraguai e Argentina.

As Cataratas do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica (também apresentada aos agentes na capacitação) dão ao Paraná o título de único estado do país a abrigar dois Patrimônios Naturais da Humanidade – característica que é levada em conta por muitos turistas na escolha de seus destinos.

Também foram apresentados passeios no Litoral, especialmente a Ilha do Mel, opções de roteiros que envolvem a gastronomia, como o Caminho do Vinho, na Região Metropolitana de Curitiba, e a Colônia Witmarsun, nos Campos Gerais.

Para conhecer rotas e atrativos paranaenses, basta acessar o Portfólio de Destinos e Produtos elaborado pelo Viaje Paraná.