A arrecadação de alimentos foi destinada para o Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará
A corrida de rua já se tornou um símbolo da cidade de Fortaleza, tendo em vista a quantidade de atletas e eventos esportivos que ocorrem por ano na Capital. Porém, uma dessas corridas se destaca nesse cenário. Em sua 38º edição, a Corrida do Fogo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), ocorreu na manhã desse domingo (6) e reuniu mais de 1.800 corredores que saíram em busca de bater suas metas e apoiar o programa Ceará Sem Fome.
A 38ª edição da Corrida do Fogo encerrou a programação da 61ª Semana de Prevenção Contra Incêndio, que iniciou no dia 28 de junho e contou com atividades educativas, esportivas e culturais voltadas para a promoção da segurança e valorização da corporação. Ao todo, 1.842 atletas concluíram a prova – sendo 1.279 homens e 951 mulheres, destes, 346 eram bombeiros militares.
“A 38° Corrida do Fogo, edição especial de 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foi um sucesso total, tanto no número de participantes, como na execução no dia da corrida. Ficamos honrados e muito felizes por receber tantos atletas e estaremos de braços abertos e prontos para a Corrida do Fogo 2026”, ressaltou o coronel BM Holdayne Pereira, responsável pela organização da 38ª Corrida do Fogo.
Mesmo com a largada às 5h45, os atletas contaram com animação desde o início do evento. Os participantes que correram pelas ruas dos bairros Parreão e Fátima, em Fortaleza, desfrutaram de ativações, narração e até uma banda de música ao vivo logo após cruzar com o pórtico de chegada. O detalhe principal do percurso vai para a chuva artificial criada por uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), do CBMCE, que refrescou os atletas no último quilômetro antes de concluir o percurso.
“Neste ano, inovamos dentro do túnel da avenida Borges de Melo colocando música e efeitos luminosos. No trecho final os atletas passaram correndo por dentro do Centro Integrado de Segurança (Cisp), passando ao lado do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, pela Delegacia Geral da Polícia Civil, pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e cruzando a linha de chegada na frente da 7ª Companhia (7ª Cia) do CBMCE”
As inovações na corrida atraem novos corredores que nunca participaram do evento, além de fidelizar os atletas que correram nos anos anteriores. “Essa é a minha terceira vez participando da Corrida do Fogo, que já é uma corrida muito especial que acontece aqui em Fortaleza. Corri na 36ª, em 2023, e na 37ª Corrida do Fogo, no ano passado. Em todas eu me surpreendi, tanto com a organização e estrutura da prova, como com a animação dos corredores. Já estou ansiosa pela próxima edição da Corrida do Fogo”, destacou a corredora e jornalista Adriely Viana, que correu os 5km na manhã do último domingo.
Em atenção a pedidos realizados na última Corrida do Fogo, o responsável pela organização, coronel BM Holdayne, detalhou ainda que para esta edição foi incluído mais um ponto de hidratação no percurso. “Para esse ano, foi acrescido mais um ponto de hidratação no circuito de 5km e outro ponto no circuito de 10km. Então tivemos três pontos para quem correu 5k e sete pontos de hidratação para quem fez os 10km, e fizemos isso por conta de uma solicitação após a corrida de 2024.”
Correndo os 10km da Corrida da Fogo pela primeira vez, o jornalista Lucas Memória destacou a emoção que sentiu durante a prova. “Foi minha primeira participação na Corrida do Fogo. Foi uma experiência desafiadora, intensa e emocionante. Foi puxado, suado, mas valeu cada passo. Saio daqui com a sensação de que posso encarar qualquer desafio”, afirmou o atleta.
Para confirmar sua participação na corrida, todos os atletas realizaram a doação de um quilo de alimento não perecível, que foi destinado para o Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. No total, foram arrecadados duas toneladas de alimentos para o programa.
O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no estado do Ceará, que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil.
Os cinco primeiros atletas que cruzaram a linha de chegada nas modalidades masculino e feminino geral foram agraciados com troféu e premiação em dinheiro. São eles:
5km geral feminino:
1ª – Andrea Almeida Sales de Oliveira (22m14)
2ª – Macielia Gomes dos Santos (22m47)
3ª – Antônia Barbara Alves Gomes (23m01)
4ª – Maria Zulene Maciel Sales Oliveira (23m19)
5ª – Maria Karoline Balbino Cordeiro (23m38)
5km geral masculino:
1º – Paulo Roberto Pinheiro de Melo (16m05)
2º – Raphael Batista da Silva (16m14)
3º – Antônio Valdir dos Santos Araújo (16m14)
4º – Pedro Ruan Oliveira de Sousa Reis (16m33)
5º- Guilherme Falcão (16m56)
10km geral feminino:
1ª – Monaliza Reis (46m34)
2ª – Francimary Pessoa (50m06)
3ª – Maria Gorete Medeiros Feminino Nascimento (50m09)
4ª – Tatiana Alves da Silva (50m35)
5ª – Michelle Almeida Gomes (50m50)
10km geral masculino:
1º – Valdison das Neves Silva (32m58)
2º – Jorge Olegário Silva de Oliveira (35m08)
3º – Francisco Warlen Alves Barroso (35m16)
4º – Francisco Alyson Batista Do Nascimento (35m30)
5º- Jaderson Vasconcelos (35m46)