A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em parceria com a Guarda Municipal de Curitiba, deu início, na manhã desta segunda-feira (7), a uma nova fase da Operação Centro Seguro. A ação visa intensificar o policiamento ostensivo na área central com patrulhamentos, abordagens e fiscalizações, com foco na proteção da vida e enfrentamento a crimes de diversas naturezas.
Segundo o tenente Gabriel Jauch, comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão da PMPR, a iniciativa se baseia em informações de inteligência e amplia um modelo de policiamento que tem se provado eficaz no aumento da percepção de segurança pela comunidade. "A inteligência, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal, trabalha diuturnamente para trazer essas informações para nós que estamos na parte operacional, e assim realizamos as abordagens em locais específicos", completou.
As ações já apresentaram resultados como prisões em flagrante e apreensões. Em uma das ocorrências, um homem que era foragido da Justiça pelo crime de homicídio foi preso durante uma abordagem. Em outro caso, denúncias levaram os policiais a um veículo que era usado para abastecer pontos de venda de drogas. Na abordagem, foram encontradas porções de crack e cocaína escondidos atrás do porta-luvas. O motorista do automóvel foi preso em flagrante.
Outra ação teve como alvo um estabelecimento na Rua Visconde de Nácar, onde uma vistoria resultou na apreensão de quase um quilo de maconha em um carro estacionado em frente ao local. Dois homens foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil (PCPR), onde foram presos em flagrante.
DE OLHO EM CURITIBA– Recentemente, a Polícia Civil do Paraná e a Polícia Militar do Paraná prenderam 66 pessoas durante uma megaoperação deflagrada contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas , lavagem de dinheiro e homicídios no Centro de Curitiba. Entre os presos estava o líder da organização criminosa. O indivíduo já possui diversas passagens policiais anteriores e não atuava diretamente com a venda dos entorpecentes, mas controlava toda a operação criminosa.