Com dez coexpositores que estão no estande do Viaje Paraná, o Estado apresenta diversos produtos na ExpoCatólica 2025, em São Paulo. A feira, voltada ao segmento religioso e que iniciou nesta quinta-feira (03), tem a expectativa de atrair mais de 30 mil visitantes até domingo (06). O estande paranaense apresenta ao público da feira atrativos turísticos voltados à fé.
Entre as Rotas de turismo religioso estão o Caminho de São Miguel Arcanjo em Prudentópolis (Centro-Sul do Estado); o Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá (Litoral); os produtos da cidade de Itaipulândia (Oeste do Estado); a Rota do Rosário, que reúne 15 Santuários dos Campos Gerais até o Norte do Paraná; além da Rota do Milagre do Paraná em Juranda (Centro-Oeste).
“É muito importante mostrar nossos destinos, mas o turismo é a junção de um todo. Por isso, nosso estande tem, além das rotas religiosas, artesanatos e gastronomia também. O turista que vai a um destino movido pela fé também busca hospedagem, local para se alimentar e lembranças para levar para casa”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Os coexpositores que enaltecem o potencial do Paraná na ExpoCatólica 2025 foram selecionados por meio de Manifestação de Interesse lançada pelo Viaje Paraná, uma prática do órgão de promoção do turismo do Estado em diversas feiras e eventos com estande.
Entre eles estão agências de viagens, associações, representantes de igrejas, templos e santuários, além de órgãos municipais de turismo.
OPORTUNIDADE– Representante do Restaurante Madalosso, em Curitiba, Eder Santos afirma que o objetivo de participar pela primeira vez da ExpoCatólica é apresentar a culinária para os visitantes, pois o empreendimento fica em um bairro tradicional da Capital e com muitas opções de roteiros religiosos.
“A parceria ideal é aliar a rota religiosa da cidade com a gastronomia. Trouxemos o nosso carro-chefe para degustação: a polenta frita. A nossa expectativa é mostrar a nossa gastronomia para os turistas que buscam passeios religiosos em Curitiba”, disse.
Moradora de Paracatu (Minas Gerais), Isabela Silva fez questão de parar no estande paranaense para degustar as polentas do Restaurante Madalosso. “Sou apaixonada pelo Paraná e parei para experimentar as polentas deliciosas. Estou aqui pela primeira vez e essa união entre turismo e gastronomia é essencial para atrair turistas”, destacou.
Pedro Kempe, representante da Operadora Domus Viagens, levou ao estande dois roteiros rodoviários percorrendo rotas religiosas do Paraná. “Trouxemos opções para a Rota do Rosário com a cidade de Prudentópolis, valorizando a nossa etnia ucraniana, e também a Rota do Milagre com a cidade de Juranda.
“O Estado tem muitos atrativos, sendo 75% deles do segmento religioso. A ExpoCatólica é uma feira nacional. É uma oportunidade muito grande estar dentro desse movimento para nós, que trabalhamos com a venda de pacotes turísticos nesse segmento”, acrescentou.
Fernando Vinhote, natural de Peabiru, no Centro-Oeste do Paraná, é cantor católico missionário e se deparou com o estande de seu estado natal. “Agora, na minha região eu considero duas coisas importantes do turismo religioso: os Caminhos do Peabiru e o de Santiago de Compostela. É a terceira vez que participo dessa feira e ela está cada vez maior e mais aconchegante. O turismo religioso é muito importante para o Brasil e o Paraná tem incentivado cada vez esse segmento”, disse.
Representando o Santuário de Itaipulândia, no Oeste do Paraná, Charles Philippus comenta que após participar do estande estadual na ExpoCatólica 2024, houve um aumento significativo nos visitantes no atrativo.
“Temos a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida feita em concreto da América Latina. Neste ano, teremos o lançamento da pedra fundamental da construção do nosso Santuário e a participação junto com o Viaje Paraná nessa feira é de suma importância para divulgarmos nosso turismo religioso”, afirmou.