Esportes Esporte
Com apoio do Estado, paranaense disputa Campeonato Brasileiro de Paraesgrima
A competição é decisiva para o futuro de Izaias Monteiro no ciclo internacional: um bom resultado pode garantir sua convocação para representar o ...
02/07/2025 17h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Entre os dias 04 e 06 de julho, o paratleta Izaias Monteiro, um dos principais nomes da paraesgrima brasileira na atualidade, entra na pista para defender a liderança no ranking nacional da arma Sabre e buscar um lugar no Top 3 da Espada no Campeonato Brasileiro de Paraesgrima, que será realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

“Estou muito focado. Cada combate, cada treino, cada viagem é uma construção rumo ao meu sonho. Espero representar bem o Paraná e o Brasil mais uma vez”, afirma o atleta.

A competição é decisiva para o futuro de Izaias no ciclo internacional: um bom resultado pode garantir sua convocação para representar o Brasil no Regional das Américas e na Copa do Mundo de Paraesgrima, eventos que contam pontos no caminho rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Natural do Paraná, Izaias Monteiro tem uma trajetória marcada por superação, talento e conquistas. É bicampeão da Copa Brasil de Sabre B (2023 e 2024), vice-campeão brasileiro de Espada B (2024), e conquistou bronze no Regional das Américas (2024), além de integrar o Top 8 da Copa do Mundo de Paraesgrima (2025).

Continua após a publicidade

Em 2025, iniciou a temporada com 1º lugar no Sabre e 3º lugar na Espada na primeira etapa da Copa Brasil. Atualmente, ocupa o 1º lugar no ranking nacional do Sabre B e o 3º na Espada B.

A temporada 2025 marca um novo momento em sua carreira: é a primeira vez que o atleta conta com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Copel.

PROESPORTE – O apoio do Proesporte tem sido determinante na carreira de diversos atletas. O programa é financiado com recursos oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), permitindo que contribuintes destinem parte do imposto devido para fomentar o esporte no Paraná. O último edital lançado pela Secretaria do Esporte destina R$ 50 milhões para a execução de projetos esportivos nos anos de 2026 e 2027. Desde a criação do programa, em 2018, já foram R$ 83 milhões destinados a 577 iniciativas.