A Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, realizou nesta semana a licitação de 15 lotes para comercialização em sua unidade em Foz do Iguaçu. Todas as áreas dos quatro pavilhões foram arrematadas no pregão eletrônico. Essa disputa proporcionou uma arrecadação de R$ 625.580,07.
A Ceasa de Foz do Iguaçu tem uma área total de 28.400 metros quadrados, sendo que 8.005 metros quadrados são de área construída. Nesse espaço estão distribuídos 159 boxes, uma lanchonete, loja de embalagem, caixaria e duas peixarias. Com a licitação, a unidade tem agora 57 empresas atacadistas que comercializam hortigranjeiros e produtos atípicos.
A Ceasa de Foz do Iguaçu tem ainda uma área de 1.045 metros quadrados destinado aos 13 agricultores cadastrados para operarem junto ao Mercado do Produtor. Em média por ano a Ceasa de Foz do Iguaçu 70.550 toneladas de hortigranjeiros que abastecem além da região Oeste do Estado, parte dos países vizinhos, Paraguai e Argentina. O horário de atendimento do mercado de segunda a sexta-feira, é das 5 às 15 horas, e sábado, das 5 às 14 horas.
O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, destacou a importância desses processos para a administração pública, e os serviços prestados para o comércio e abastecimento de hortigranjeiros para a população. “Todos os lotes ofertados foram contemplados, mostrando a importância dos trabalhos executados pelos produtores e permissionários atacadistas que atuam nas nossas cinco Ceasas”, afirmou.
A concessão do Termos de Permissão Remunerada de Uso – TPRU das áreas licitadas é pelo prazo de 25 anos, improrrogáveis, conforme o parágrafo 4º do artigo 4º da Lei Estadual 20.302/20.
Além de Foz do Iguaçu, a Ceasa tem ainda mercados atacadistas nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.