Do início do ano até o momento, a região de Campo Mourão tem um acumulado de 12 casos confirmados da influenza H1N1 e uma morte em decorrência de complicações pela doença. Até essa segunda-feira (30), os casos confirmados são nos municípios de Altamira do Paraná (1), Araruna (1), Barbosa Ferraz (1), Campo Mourão (5), Fênix (1), Terra Boa (2), e Ubiratã, 1 caso e uma morte pelo vírus. Os dados constam no boletim informativo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SesaPR).
O boletim traz ainda dados de outras doenças respiratórias com casos confirmados na Comcam, como Gripe H3: 1 caso no município de Altamira do Paraná; Influenza A, 2 casos, sendo 1 em Campo Mourão e 1 em Janiópolis; além de outros 78 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por outros vírus.
Os casos de SRAG foram confirmados em Altamira do Paraná (1), Araruna (1), Barbosa Ferraz (3), Campina da Lagoa (1), Campo Mourão (25), Fênix (2), Goioerê (1), Iretama (6), Juranda (2), Nova Cantu (2), Peabiru (20), Quinta do Sol (2), Roncador (2), Terra Boa (6) e Ubiratã (3). Um óbito foi registrado no município de Araruna.
O boletim contabiliza também os casos de Covid-19 no período, somando 9, sendo 2 em Campo Mourão, 1 em Fênix, 2 em Goioerê, 1 em Peabiru, 1 em Quinta do Sol e 2 em Terra Boa. Uma morte pelo vírus foi confirmada na cidade de Goioerê.
Diante do aumento de doenças respiratórias, a Saúde alerta a população a vacinar. A imunização é o meio mais seguro de prevenir complicações de doenças respiratórias. Até o último dia 26, conforme balanço da Sesa, o Paraná havia aplicado mais de 3 milhões de vacinas contra a gripe. É atualmente o terceiro estado com a maior cobertura do país. Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, foram registradas 3.101.900 doses aplicadas no Estado, com cobertura vacinal de 48,06% do grupo prioritário que inclui gestantes, crianças e idosos.
Desde o início da campanha de vacinação, em abril, o Paraná já recebeu e distribuiu para os 399 municípios um total de 4.308.000 doses. Em todo o país, o número de vacinas aplicadas é de 40.867.847.