Cultura Amazonas
Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo bate recorde de público e reforça alta da cultura e turismo em Parintins
A ação faz parte do Circuito Cultural 2025, apoiada pelo Governo do Amazonas, e levou visitantes a uma imersão nos bastidores do Festival...
30/06/2025 11h50
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Com alta demanda, a visita guiada ao Bumbódromo de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebeu um total de 1.051 visitantes, superando os números de 2024, que registrou 877 participantes. O aumento reforça o crescimento do turismo na Ilha Tupinambarana durante o período do Festival de Parintins.

A visita guiada ao Bumbódromo é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e integrou a programação do Circuito Cultural 2025, durante o Festival de Parintins.

Realizada ao longo de cinco dias, a atividade recebeu grupos de turistas em horários previamente agendados. Ao todo, foram realizadas 26 sessões guiadas, com um total de 1.051 visitantes.

Continua após a publicidade

Pessoas com deficiência tiveram acesso facilitado, sem necessidade de agendamento prévio. Esse grupo foi composto por 15 visitantes, que também puderam vivenciar a experiência imersiva nos bastidores do festival.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Inicialmente, a programação previa quatro horários diários. No entanto, diante da alta demanda, foi necessário ampliar os turnos e abrir novas sessões. A expectativa era de receber até 160 pessoas por dia, mas em um único dia o número de visitantes chegou a 272 pessoas.

Na edição de 2024, a visita guiada havia recebido 877 pessoas em 25 sessões, também realizadas ao longo de cinco dias.

Em 2025, um dos destaques da visita foi a apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa!”, encenada pelos alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro de Parintins, que encantou o público ao retratar a magia do festival por meio da arte cênica.

Durante a experiência, os participantes tiveram acesso a diversos espaços do Bumbódromo, incluindo o hall de entrada, a exposição sobre o Festival de Parintins, os estandes dos bumbás Caprichoso e Garantido, o Camarote Tapiri (com vista aérea da arena), corredores internos e salas de produção.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Os visitantes também conheceram os camarins dos itens individuais, as salas de atendimento ao elenco, a arena principal, o local reservado para os jurados e a área externa do complexo, proporcionando uma imersão cultural e aproximando turistas e torcedores do maior espetáculo a céu aberto do mundo.