Direitos Humanos Direitos Humanos
Morro Santo Amaro: polícia entrega ao MP relatório sobre ação do Bope
Jovem de 23 anos morreu durante festa junina na comunidade
11/06/2025 08h35
Por: Redação Fonte: Agência Brasil

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, entregou nesta terça-feira (10) ao procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, os dados e o relatório referentes à operação policial que resultou na morte de Herus Guimarães Mendes e deixou cinco feridos, na madrugada do último sábado (7), na comunidade Santo Amaro, no Catete, zona sul do Rio.

Os moradores participavam de uma apresentação de quadrilhas juninas, quando durante a madrugada uma equipe de 12 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) invadiu a festa, atirando e o jovem Herus morreu.

Cinco moradores acabaram feridos. O relatório sobre a atuação dos agentes foi elaborado pela corporação.

Na ocasião, também estiveram presentes pela Polícia Militar, o subsecretário-geral da PM coronel Luciano Carvalho de Souza; o subsecretário de Gestão Operacional, coronel Ranulfo Souza Brandão Filho; o corregedor-geral da corporação, coronel Angelo da Costa Pereira; o responsável pela Primeira Delegacia de Polícia Judiciária Militar, tenente-coronel Alex Sandro da Silva; e a porta-voz, tenente-coronel Claudia Moraes.

Continua após a publicidade

As informações contidas no documento da PM serão analisadas no âmbito do Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no Ministério Público do Rio de Janeiro para apurar os fatos relacionados à ação.

Ação

Ainda nas primeiras horas de sábado, o procurador-geral de Justiça determinou a mobilização imediata das estruturas do Ministério Público.

Um perito e três técnicos periciais foram ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar uma perícia independente no corpo da vítima, com uso de scanner de alta definição e tecnologia digital avançada.