O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta segunda-feira (26) uma solenidade em comemoração aos 35 anos de atuação do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) no Paraná. A cerimônia destacou a importância do serviço e homenageou profissionais que contribuíram para o seu desenvolvimento.
Foram exibidos vídeos institucionais mostrando a trajetória do Siate ao longo das décadas. Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha de Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma em Emergência a militares, civis e instituições que tiveram destaque no apoio ao serviço.
Nos últimos anos, o Governo do Estado renovou a frota de ambulâncias utilizadas nos atendimentos do Siate. A unidade recebeu 91 veículos, em um investimento de R$ 44,8 milhões, feito pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). As aquisições reforçam a parceria firmada entre a Sesa e a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 135/2021, que já inclui 55 dos 65 municípios que possuem serviço do Siate.
Só no ano passado o Estado adquiriu 60 novos veículos, o que equivale a mais de 63% das 95 ambulâncias ativas do serviço. Os veículos são de alta qualidade, com mais espaço para vítimas e socorristas, equipamentos mais modernos e uma comunicação mais eficiente com os hospitais.
“A cooperação técnica entre as secretarias da Segurança Pública e da Saúde ampliou a integração entre Estado e municípios, tornando o serviço mais ágil e próximo da população. Um ponto importante é a aquisição das novas ambulâncias nos últimos quatro anos, renovando a frota e qualificando ainda mais o atendimento”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também falou sobre a integração entre as secretarias. “Trabalhamos lado a lado com o Corpo de Bombeiros para conseguirmos que o termo de cooperação fosse firmado e atuamos fortemente para trocarmos essas 91 ambulâncias ao longo dos últimos 18 meses para reforçar esse serviço referenciado e de extrema importância para o atendimento pré-hospitalar”, afirmou.
PRESENÇAS- Também estiveram presentes no evento o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Cesar Neves; a secretária de Saúde de Curitiba; Tatiane Filipaki, e o comandante-geral veterano do Corpo de Bombeiros de 1987 a 1991, coronel veterano Miguel Arcanjo Caprioti.