Cultura Cultura
Artista multimídia Stephen Feather é o novo residente da Academia Alfredo Andersen
Natural de Londres, Inglaterra, o artista mora em Curitiba há um ano. Para seu projeto de residência, o britânico explora, por meio de diferentes ...
22/05/2025 12h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O artista multimídia Stephen Feather ocupa o espaço de residência artística da Academia Alfredo Andersen até 13 de junho. Natural de Londres, Inglaterra, o artista mora em Curitiba há um ano. Para seu projeto de residência, o britânico explora, por meio de diferentes técnicas artísticas, as mudanças na paisagem de seu atual bairro, Alto da Glória.

Como referência para perceber a paisagem urbana e natural que se mistura na cidade, Stephen se inspira no quadro de Alfredo Andersen “Vista do Alto da Glória”. Ele também conduzirá uma roda de conversa aberta ao público nesta sexta-feira (23), com entrada gratuita.

Em seus 41 anos, Stephen afirma que a arte esteve ligada a ele desde muito cedo. “Meus pais sempre me incentivaram a consumir arte na infância. Mesmo que não fosse tão interessante para uma criança, me levavam em museus e foi lá onde o movimento surrealista, de Magritte a Dalí, captou minha atenção”, afirma.

Porém, Stephen explora sua contemporaneidade na utilização de diversas técnicas, como pintura, desenho, gravuras e colagens. Dessa forma, destaca que a televisão também foi uma mídia inspiradora para criar suas obras.

Continua após a publicidade

Formado em História da Arte pela Kingston University, Stephen já participou de exposições em Londres e Curitiba, além de ter atuado na organização Painting in Hospitals, uma instituição focada em projetos de arte, oficinas e empréstimo de obras de arte para melhorar a qualidade de vida e saúde de crianças e adultos que estão hospitalizados.

O projeto de residência de Stephen Feather se baseia no quadro ”Vista do Alto da Glória” de Alfredo Andersen, bairro em que o artista britânico mora atualmente, e tem como título Changing Landscape (paisagem em mudança).

Stephen e Andersen conectam-se não apenas na questão do bairro e do processo de imigração europeia, mas ambos se inspiram nos ambientes e paisagens ao seu redor. Enquanto Andersen, devido ao tempo de sua atuação, focou em paisagens rurais em sua maioria, Stephen propõe traduzir em suas criações as mudanças causadas pelo tempo, “Vou retratar as paisagens urbanas e como a natureza ainda se faz presente e coexiste na cidade”, afirma.

EVENTOS– Nesta sexta-feira (23), Stephen conduzirá uma roda de conversa com o público para falar um pouco mais sobre sua jornada e seus trabalhos. O evento começa às 10h, é livre e com entrada gratuita. Apesar de priorizar o português, podem haver momentos em inglês durante a conversa.

“Ser artista é algo solitário, mas trabalhar no museu nos faz ver quantas pessoas são necessárias para que isso (o museu) seja vivo. Quero que a minha residência seja uma oportunidade para ter trocas com o público e criar pontes com essas partilhas”, reflete ele.

A residência de Stephen é aberta ao público para visitação nas terças e quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita

Serviço:

Roda de conversa com Stephen Feather

Data: 23 de maio (sexta-feira)

Horário: 10h

Visitação à residência artística de Stephen Feather

Terças e quartas-feiras

Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Museu Casa Alfredo Andersen

Local: Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

Entrada gratuita