A paranaense Victoria Barbosa, natural de Londrina, foi a campeã geral da Copa do Mundo de Paraciclismo 2025, na classe C1. A conquista veio após uma sequência de grandes desempenhos nas duas últimas etapas do circuito internacional. Ela é apoiada pelo Governo do Estado por meio do Proesporte (Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte) e foi também bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em cinco editais, entre 2020 e 2024.
No início de maio, a atleta subiu ao pódio com dois bronzes conquistados na etapa da Bélgica. Na última sexta-feira (16), ela confirmou o bom momento ao vencer a prova de contrarrelógio na Itália, pedalando os 16,2 km do percurso em 33 minutos e 26 segundos, garantindo o título geral da temporada.
“Fiquei muito feliz com o resultado porque sei que entreguei tudo que podia. Dei o meu melhor nas duas etapas. O nível internacional está cada vez mais alto, todo mundo treina forte e se dedica muito. Estar entre as melhores do mundo é motivo de muita satisfação e orgulho. Representar minha cidade, meu estado e meu país da melhor forma possível é um privilégio”, declarou.
Ela falou sobre o apoio do Governo do Paraná. “O Proesporte e o GOP têm uma importância enorme. São programas que possibilitam a aquisição de equipamentos, a participação em competições e a contratação de bons profissionais. Esse suporte é fundamental para que possamos estar no mais alto nível e representar o Paraná com excelência”, afirmou.
Recorde de participantes: etapa Curitiba dos JEPs define campeões para a macrorregional
Ambos os programas são desenvolvidos pela Secretaria do Esporte do Paraná. Financiado pelo contribuinte do ICMS, que pode destinar parte do valor devido para projetos na área, o Proesporte destina no atual edital R$ 50 milhões para projetos esportivos a serem executados no biênio 2026/27. Desde 2018, ano do primeiro edital, já foram destinados R$ 83 milhões para 577 projetos.
Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.
Para o coordenador do Proesporte, Otávio Vinicius Taguchi, da SEES, a atleta é um exemplo da importância das políticas públicas de incentivo ao esporte. “A Victoria Barbosa é uma grande atleta que conseguiu, com o incentivo do Proesporte, aprimorar ainda mais seus treinamentos. O programa proporcionou a ela participações em grandes competições internacionais, que elevaram seu potencial. Acompanhamos sua evolução de perto e vemos que essa conquista é fruto de um trabalho sólido e bem direcionado.”
ATLETA– Victoria teve seu primeiro contato com o paraciclismo em 2015, mas começou a treinar com regularidade apenas em 2018, logo após se formar em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2019, disputava sua primeira Copa do Mundo, conquistando o bronze no contrarrelógio na Itália – na época, competindo pela classe C2.
Em 2023, após um diagnóstico de uma síndrome rara que afetava outras regiões do corpo além da perna, Victoria passou para a classe C1, categoria que disputa atualmente. Desde então, mantém-se entre as 10 melhores atletas do ranking mundial, com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
“O caminho nunca é trilhado sozinho, independente do esporte que você escolha. Hoje eu colho frutos de um trabalho em conjunto com médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, treinador, preparador físico e mecânico. É realmente um trabalho em equipe”, reforça ela.
PRÓXIMOS DESAFIOS– Após o título mundial no contrarrelógio, Victoria segue focada em equilibrar a rotina de treinos e cuidados com a saúde. Seu principal objetivo em 2025 é o Campeonato Mundial de Estrada, que será em agosto, na Bélgica. Antes disso, ela encara o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo, em Leme (SP), em julho.