Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão flagrou uma prática de pesca predatória no Rio Ivaí, na região do Salto Bananeira, distrito de Ivailândia. A ocorrência foi registrada nessa terça-feira, 20.
A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que levou as equipes até dois indivíduos em uma embarcação, onde foi constatado o uso de tarrafa, apetrecho proibido por lei.
Durante a abordagem, um dos suspeitos foi detido no local e confessou a prática ilegal. O segundo envolvido conseguiu fugir pelo rio com a embarcação, mas foi identificado pelos policiais. Segundo a equipe, diligências estão em andamento para localizar o foragido, que deverá responder administrativamente pelos atos.
Ao todo, foram apreendidos 108 kg de peixes das espécies cascudo, barbado, curimba, corvina e jaú, de pesca proibida, representando 41 kg do total. Também foram confiscados uma tarrafa e 120 metros de rede de emalhar, que foram posteriormente destruídos.
O homem preso foi autuado em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão. Os autos administrativos foram lavrados, e o pescado apreendido foi destinado a uma instituição sem fins lucrativos.
A operação reforça o compromisso das autoridades no combate à pesca predatória e destaca a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas.