Geral Geral
Jornalista Chico Pinheiro relembra carreira no DR com Demori
Profissional é o convidado da semana no programa da TV Brasil
20/05/2025 10h20
Por: Redação Fonte: Agência Brasil

O programa DR com Demori desta semana recebe Chico Pinheiro e passeia pelas histórias da vida do jornalista, que acumula mais de 50 anos de carreira. Conhecido pelo bordão “Graças a Deus, hoje é sexta-feira”, ele revela a inspiração da frase que provoca identificação com o público. “As pessoas param, falam disso, é uma coisa que pega”, diverte-se.

Com a carreira iniciada em 1971, Chico Pinheiro passou pelas principais redações jornalísticas do país, e presenciou o funcionamento da imprensa durante a ditadura militar.

“Eu me lembro muito de receber o Telex, que era uma espécie de telegrama. Chegava assim: ‘De ordem, Departamento de Polícia Federal. De ordem superior, fica terminantemente proibido citar o nome ou fazer qualquer referência a Dom Helder Câmara’”, ele relata.

Ainda estudante universitário, Chico não imaginava que a sua trajetória no jornalismo seria, em maior parte, na televisão, mas conta que essa história pode ter sido premeditada por um senhor chamado Manoelão, que conheceu e se tornou amigo no período em que participou do Projeto Rondon em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Continua após a publicidade

“Ele me contava histórias dos antepassados, dos avós dele. Quando eu estava para sair de lá, (...) ele falou: vi você num negócio esquisito, uns maquinários estranhos, umas luzes que eu não conheço. Olha, você falava para muita gente, mas é muita, é mais mesmo”, relembra.

Experiências na TV

A experiência em televisão rendeu participação em momentos marcantes, como em 1995, quando um pastor chutou a imagem de uma santa e a cena foi exibida em rede nacional. Chico Pinheiro, que à época era diretor nacional de jornalismo da TV Record, decidiu colocar no ar uma entrevista sobre o assunto concedida pelo então cardeal do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, logo após fala do bispo Edir Macedo - ato considerado afrontoso devido à estrutura hierárquica da emissora.

“Eu falei (...) Se for pra gente entrar nessa briga, eu vou sempre dar os dois lados. O lado da Universal e o lado da Igreja Católica”.

Ainda no campo da religião, Chico Pinheiro faz com Demori uma análise sobre o papado de Francisco e perspectivas para o futuro:

“Era um cara da paz e da justiça, traz de novo o foco que devia ser sempre da Igreja, (...) a fidelidade aos princípios da ética do cristianismo. (...) O grande desafio é caminhar para outro Papa que dê continuidade a esse trabalho”, avalia.

Após décadas falando a grandes públicos pela televisão, o jornalista, que agora está em um canal do YouTube, afirma que o maior desafio é furar bolhas.

“A gente luta muito para conseguir atingir outras pessoas com o conhecimento que liberta. Fora do conhecimento, não há libertação possível”, reflete.

O programa DR com Demori vai ao ar toda terça-feira, às 23h, na TV Brasil , app TV Brasil Play e no YouTube . Também é transmitido pelas rádios Nacional FM e MEC .