Uma manhã de calor no outono de Curitiba ajudou a embelezar ainda mais o concerto realizado pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) com repertório dos Beatles, neste domingo (18). Com ingressos esgotados dias antes da apresentação, o projeto levou ao palco uma apresentação que uniu a sofisticação da música orquestral à potência criativa do quarteto britânico, sob a batuta do maestro convidado João Maurício Galindo.
O concerto fez parte da programação comemorativa dos 40 anos da OSP e apresentou arranjos inéditos de Fábio Prado para clássicos bem conhecidos do público, como Yesterday, Let It Be, Eleanor Rigby e Hey Jude. Como explicou o maestro Galindo, a proposta foi além do formato tributo: buscou-se uma leitura conceitual das composições do quarteto de Liverpool à luz da música de concerto.
“Os Beatles deixaram uma marca muito forte na cultura popular. Eles faziam música pop, sim, mas com uma inteligência artística rara. Tiveram a curiosidade e a liberdade de buscar referências novas, inclusive na música clássica. É por isso que emocionam e permanecem vivos em qualquer lugar do mundo”, afirmou o maestro.
Logo na abertura, com I Want to Hold Your Hand, o público já reagia com aplausos calorosos. À medida que o repertório avançava, entre harmonias renascentistas de Because e a densidade emocional das cordas em Eleanor Rigby, ficava claro a proposta de oferecer novas escutas a canções conhecidas, revelando camadas orquestrais. O público pode até dar uma palhinha como coralista, com a devida autorização - e chamamento - do maestro.
Na plateia, o sentimento era unânime: emoção, nostalgia e encantamento. Para a artista Doralice Araújo , que é fã da OSP, o espetáculo foi inesquecível. “Foi sensacional ouvir os hits dos Beatles que a gente tanto gosta. Há muitas lembranças agregadas à melodia. E foi maravilhoso. Eu espero que o projeto Beatles tenha continuidade, porque o público certamente vai prestigiar, têm muitas pessoas com lembranças da sua própria vida embaladas por essas canções”, disse.
Para o casal de aposentados Beatriz Nadal e Raimundo Rodrigues, o concerto foi mais que uma experiência estética, mas também um mergulho afetivo. “A gente gosta muito de ver a Orquestra. E hoje foi uma programação muito especial que nos remete à juventude”, disse Beatriz. “Gosto de tudo dos Beatles, mas Let It Be e Hey Jude me tocam especialmente. A orquestra hoje foi maravilhosa, fantástica”, completou Raimundo.
FORMAÇÃO CLÁSSICA- O repertório também evidenciou o quanto a sonoridade dos Beatles foi transformada pela chegada do produtor George Martin, músico de formação clássica. Foi dele a iniciativa de incluir quarteto de cordas em Yesterday, por exemplo, e de sugerir harmonizações ousadas que abriram caminho para a experimentação que marcou a fase madura da banda.
Ao final, parte da plateia cantava em uníssono os versos repetitivos de na-na-na-na, transformando o concerto em algo além da música, mas num instante compartilhado de celebração. E foi de pé, com aplausos calorosos, que o público retribuiu à Orquestra a emoção proporcionada, num domingo de encontro entre o rock, o erudito e o público.
SOBRE A OSP- Desde sua fundação em 28 de maio de 1985, a OSP vem construindo uma trajetória marcada pelo talento e dedicação à música, se consolidando como a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Atualmente, tem como regente titular Roberto Tibiriçá, ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música.
Ao longo de quatro décadas, a orquestra alcançou um vasto acervo de aproximadamente 900 obras de 250 compositores. Com mais de 1.000 apresentações dentro e fora do Paraná, a OSP tem um histórico de colaborações com outros corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo memoráveis montagens de ballets como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e óperas como “Carmen”, “La Traviata”, “Fausto” e “Aída”.
As próximas apresentações da Orquestra são justamente as de comemoração dos 40 anos do grupo, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, também no Guairão. Os ingressos começam a ser vendidos às 10h desta segunda-feira (19), pelo DiskIngressos .