
Na manhã de quinta-feira (15), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Fronteagro, visando desarticular uma associação criminosa especializada no descaminho de equipamentos agrícolas de georreferenciamento de alto valor. Roncador foi um dos alvos da ação, que também abrangeu cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
De acordo com as investigações, os criminosos atuavam na importação ilegal dos equipamentos, utilizando documentação falsa para ocultar a origem ilícita dos produtos. Além disso, o grupo suspeito de criar empresas fictícias para lavagem de dinheiro, praticar receptação qualificada e fraudar o sistema fiscal para evadir impostos.
Ao todo, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão, executados no Rio Grande do Sul em, Nova Candelária, Itaqui, Horizontina e Carazinho, no Mato Grosso em Primavera do Leste, Cuiabá e Canarana, em Santa Catarina na cidade de Itajaí e no Paraná em Roncador.
A operação contou com o apoio de agentes especializados e teve como objetivo apreender provas materiais, documentos e bloquear bens ligados ao esquema milionário.