Turismo Turismo
Foz do Iguaçu é um dos destinos de julho mais buscados por estrangeiros no Booking
De acordo com a plataforma, o município fronteiriço está entre as cidades brasileiras que mais registraram aumento significativo nas buscas de via...
15/05/2025 17h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Julho é um mês de férias escolares, que impacta diversos públicos no turismo. Segundo levantamento realizado pelo portal de viagens e hospedagens Booking, o Paraná é um dos destinos em destaque para esse período, com muitos turistas internacionais buscando por Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

De acordo com a plataforma, o município fronteiriço está entre as cidades brasileiras que mais registraram aumento significativo nas buscas de viajantes estrangeiros por acomodação, um crescimento de 248% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são referentes a buscas realizadas na plataforma entre 24 de fevereiro e 3 de março deste ano, para hospedagem entre os dias 1.º e 31 de julho.

“O governador sabe a importância de posicionar o Paraná como um destino atrativo aos visitantes estrangeiros. Por isso, um dos nossos focos é apresentar o Estado aos países vizinhos sul-americanos, e os frutos desse trabalho aparecem cada vez mais”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

“Para confirmar os resultados, basta ver os números: no primeiro trimestre deste ano recebemos mais de 426 mil turistas estrangeiros, um aumento de 18,3% comparado com o ano passado. Os serviços ligados ao turismo paranaense também são positivos, com o Paraná registrando alta de 7,5% no setor, acima da média nacional, que foi de 4,7%”, completou o secretário.

Junto com Foz do Iguaçu, os outros destinos brasileiros que registraram aumento nas buscas são Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Florianópolis (SC) e Porto de Galinhas (PE). Segundo o Booking, os destinos em alta reforçam o potencial do Brasil em atrair turistas de diferentes perfis, interessados em atrativos litorâneos, roteiros urbanos e ecoturismo.

TENDÊNCIA POSITIVA – Conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o crescimento nas visitas internacionais ao Paraná – especificamente no mês de julho – já vem sendo observado nos últimos anos. Em 2024, mais de 66 mil turistas internacionais visitaram o Estado no período.

Os números do ano passado representam um crescimento de 17,3% na comparação com o mesmo mês de 2023, que teve pouco mais de 52 mil visitantes. Em ambos os anos, os países que mais mandaram visitantes ao Estado foram o Paraguai, a Argentina e os Estados Unidos. A maioria das entradas foi por via terrestre, o que reforça a importância de Foz do Iguaçu na captação de turistas dos países da fronteira.

Entre as atrações que a cidade oferece aos turistas e visitantes está o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. O conjunto de quedas d’água é considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, além de ter sido eleito como principal atrativo turístico do Brasil e América do Sul pela plataforma TripAvisor , em 2024.

“É um orgulho ver Foz do Iguaçu entre os destinos mais buscados por turistas internacionais para as férias de julho. Esse destaque reforça o trabalho conjunto entre o setor público e privado para promover o Destino e qualificar a experiência do visitante. Seguimos comprometidos em fortalecer Foz como um destino acolhedor, sustentável e preparado para receber turistas do mundo todo”, disse Jaime Mendes, presidente do Visit iguassu – instituição sem fins lucrativos de promoção da região.

OUTRAS OPÇÕES – Julho também é um mês especial por conta das estações frias, que deixam o Paraná ainda mais atraente aos visitantes. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – divulgaram a campanha de inverno de 2025, um convite para conhecer os melhores atrativos estaduais desta estação do ano.

Saiba tudo que o Paraná tem a oferecer durante as estações frias, clicando AQUI.