Secretários, deputados e autoridades estaduais foram condecoradas nesta quinta-feira (15) com a Medalha Coronel Sarmento em uma solenidade em honra ao patrono da Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana.
A medalha é uma homenagem anual prestada pela corporação àqueles que se destacam em favor da causa pública ou além do dever de suas funções. Ela é considerada a maior honraria da Polícia Militar do Paraná.
Receberam a condecoração durante a solenidade os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; da Comunicação, Cleber Mata; e da Mulher, Igualdade Social e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e os deputados estaduais Gugu Bueno, Maria Victoria e Flavia Francischini.
Ainda receberam a medalha o diretor-presidente da Fomento Paraná, Cláudio Stabile; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda dos Santos; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Fabio Dalla Vecchia; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPPR, Armando Sobreiro Neto; e o procurador do Estado do Paraná, Kunibert Kolb Neto.
Outros 15 militares também foram homenageados com a honraria. Além das entregas das medalhas, tropas da PMPR desfilaram durante o evento.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivens Linhares; e o diretor-presidente das Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Paraná, Éder Bublitz foram homenageados com a medalha, mas não puderam comparecer à solenidade.
Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
PATRONO– A solenidade reafirmou o compromisso da Polícia Militar de manter viva a memória e os valores de seu patrono, homenageando aqueles que, em suas áreas de atuação, contribuem de maneira efetiva para a justiça e a segurança no Estado.
A medalha leva o nome do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, reconhecido como patrono da PMPR por sua trajetória de coragem e dedicação à corporação. Nascido em 17 de maio de 1882, Sarmento ingressou na Polícia Militar em 1907 e participou de importantes operações revolucionárias, como o Combate do Irani, em 1912, e a Revolução de 1924, que comandou pela tropa paranaense.
Após ser ferido em combate e ter se destacado em diversas ações militares, foi para a reserva em 1926 e posteriormente chamado novamente à ativa em 1929. Sarmento faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia em que também se celebra Tiradentes, patrono das polícias brasileiras.