Que resolver os problemas sociais do Estado não era a principal preocupação do governador do Paraná nós já sabíamos desde sempre. Mas, desta vez, Ratinho Junior (PSD) exagerou. O site Intercept nos informa que o Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar o mais novo e secreto projeto do governador, uma rota marítima entre o litoral paranaense e São Paulo para turismo de luxo.
A “BR do Mar”, como está sendo chamada, é um investimento milionário e já tem até contrato e aditivo feito com o governo de São Paulo, no valor de R$ 3,6 milhões. Tudo sem licitação!
E como de praxe, o projeto avançou sem o devido aval dos órgãos de proteção ambiental e humano, já que na área vivem comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas. De acordo com o Intercept, o governo realizou estudos para o projeto em uma área federal protegida sem consulta prévia ao ICMBio e aos órgãos responsáveis. Foi isto que mais chamou a atenção do MPF.
O local onde Ratinho pretende fazer seu corredor turístico para milionários é uma das áreas mais preservadas do litoral brasileiro. A Mata Atlântica do Sudeste é protegida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Mas, aparentemente, outros patrimônios estão mais interessados em lucrar e crescer com a obra.