O espetáculo "Orfeu e Eurídice" retorna ao Guairão com apresentações nesta sexta e sábado, às 20h30, e no domingo, às 18h. É uma oportunidade única para assistir ao Balé Teatro Guaíra neste semestre. Inspirado em uma das mais conhecidas tragédias da mitologia grega, o espetáculo revisita o mito de Orfeu, que desce ao mundo dos mortos para resgatar sua amada Eurídice.
A atração é um dos pontos altos da programação cultural da semana, que, como sempre, é diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
Outro destaque é Almir Sater, que com sua viola caipira de dez cordas leva aos palcos do Guaíra um espetáculo que une poesia, tradição e brasilidade. O show será quinta-feira (15) e já está com ingressos já esgotados.
O público também vai curtir a 23ª Semana Nacional do Museu , de 12 a 18 (segunda a domingo). Será ofertada intensa programação nos equipamentos pertencentes ao Governo do Estado, com palestras, debates, oficinas e exposições. Nesta edição, o tema norteador é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, partindo de três subáreas temáticas principais: patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias.
A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam sob a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem). A maioria das atividades tem entrada livre e gratuita, mas muitas exigem inscrições prévias.
Confira a programação completa:
23ª Semana Nacional do Museus
Os museus do Governo do Estado promovem na semana que vem uma série de atividades, como palestras, debates, oficinas e exposições, que integram a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, de 12 a 18 de maio. Nesta edição, o tema norteador é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, partindo de três subáreas temáticas principais: patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias.
No Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), os destaques são uma Oficina de Circuitos em Papel com Ana Lesnovski e uma roda de conversa com a artista Yaidiris Torres Roche; no Museu Paranaense (MUPA), as principais atrações são uma visita mediada “Trajetórias de vida no tempo e no espaço” e a instalação da campanha do V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine “Boca de Arquivo”; e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) receberá a Oficina Foto Brasil e uma visita guiada no próxima final de semana.
Confira toda a programação dos museus do Estado AQUI .
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Tradução literária é o tema da edição nº 161 do Cândido – A edição de maio do jornal Cândido é dedicada à tradução literária – tema da reportagem de capa, de Isa Honório. A repórter conversa com três profissionais que contam sobre os prazeres e dificuldades de trabalhar no mercado de tradução no Brasil. Ainda sobre o assunto, a retranca traz quatro indicações de livros traduzidos para o português para incluir na prateleira.
A edição segue com a série especial Outras Palavras, que apresenta entrevistas curtas com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado na BPP. Desta vez, Maria Beatriz Peres entrevista as tradutoras Ana Appel, Emanuela Siqueira e Helena Maia.
Projetos fixos
Roda de leitura 60+
Roda de leitura e atividades para o público 60+.
Dia: 12 de maio – toda segunda-feira do mês
Horário: 13h30 às 15h | 15h às 17h
Local: Sala de reuniões, no 2º andar
Inscrições encerradas.
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.
Dia: 15 de maio – toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
Ler Junto
Encontro de leitura guiada com o professor de literatura Guilherme Shibata. Uma vez por mês com autor convidado nesta edição: Luís Henrique Pellanda.
Dia: 15 de maio (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 19h45
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
EVENTOS
Hiperfabulária Tropical
Apresentação performática de dança com a artista Carmen Jorge, com a presença de intérprete de libras.
Dias: 13 e 14 de maio (terça e quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Aquário
SEÇÃO INFANTIL
"A Rã na Correnteza" | Lançamento de livro
Lançamento do livro “A Rã na Correnteza”, com o autor Evandro Marenda.
Dia: 10 de maio (sábado)
Horário: 10h às 12h30
Local: Seção Infantil
Oficina "Arte do Mangá"
Curso sobre o universo do mangá com a mestre em língua e cultura japonesa, Simonia Fukue. O evento apresenta a relação dos mangás com a cultura e a arte japonesas, além das técnicas de narrativa e estética características desse estilo de história em quadrinhos. A oficina acontece todas às segundas-feiras do mês de maio.
Dia: 12 de maio (segunda-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: Seção Infantil
SEÇÃO BRAILLE
Curso de Braille
A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até 3 pessoas, são 24h de aulas com horários personalizados. O curso inclui todos os materiais necessários, e ao final os alunos recebem um certificado.
Dia: de segunda a sexta-feira mediante agendamento
Horário: das 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h
Local: Seção Braille
Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
Tapete Vermelho | Classificação: +10 | Duração: 1h 40 minutos
Nosso Lar | Classificação: +10 | Duração: 1h 45 minutos
Dias: 5 a 30 de maio
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Em cartaz– Estão em cartaz “A Trama Intrincada do Tempo”, de Guita Soifer, e a exposição coletiva “O Acervo do Mac pelo Olhar de Fernando Velloso”, presentes no MAC no MON. A sede Adalice Araújo está com a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”.
Residência artística– O projeto de residência artística no Museu Casa Alfredo Andersen acolhe o artista inglês Stephen Feather, a partir do dia 13 de maio. O projeto recebe um artista por mês num espaço reservado como um atelier. A prática de Feather inclui a paisagem, desenho, colagem e gravura, incluindo paisagens urbanas e cenas da natureza. O público é convidado a visitar o ateliê de e conversar com ele para conhecer mais de seu trabalho. O ateliê fica aberto para visitação às terças e quartas, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Exposição permanente– Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Visitas guiadas– O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.
Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agendar visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
"Desse Lado do Muro" – No dia 1º de maio, o MIS-PR inaugurou a exposição “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. A mostra, realizada em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma potente seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan.
As visitações podem ser feitas em três horários: 11h, 14h e 16h. Cada horário será limitado a 30 pessoas por ordem de chegada. Classificação indicativa: 16 anos
Tons Vizinhos– O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (30), haverá mais uma apresentação musical às 18h, com Samuel Strapasson Trio. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.
Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento– A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h.
Em cartaz– Estão em cartaz no museu as exposições “Objeto sujeito”; “Antes ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: Histórias recontadas”, “Ephemera/perpétua”, “Lange de Morretes: entre paisagens”; “Numismática e cultura material”. Elas dialogam arte, história e ancestralidade.
Mediação - "Alex Flemming 70 Anos"– Na quarta-feira, dia 14 de maio, às 15h, a equipe do Educativo do MON promove uma visita guiada na exposição retrospectiva deste importante artista brasileiro, que tem o retrato como tema. A atividade acontece na Sala 3 e tem interpretação em Libras. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. Atividade sujeita a lotação.
MON Primeiros Passos - Navegando nas nuvens de Miguel Bakun– Na quinta-feira, dia 15 de maio, das 10h30 às 11h30, acontece a atividade “MON Primeiros Passos” em que os bebês vão embarcar em uma jornada pela exposição de Miguel Bakun, explorando suas obras e desvendando novas histórias através de seus barcos. Ao final, será realizada uma oficina de pintura sensorial. A atividade é voltada para bebês de 1 a 2 anos. Para participar, é preciso se inscrever AQUI .
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
"Orfeu e Eurídice" – Balé Teatro Guaíra– O espetáculo retorna ao Guairão com apresentações nesta sexta e sábado, às 20h30, e no domingo, às 18h. Oportunidade única para assistir ao Balé neste semestre. Inspirado em uma das mais conhecidas tragédias da mitologia grega, o espetáculo revisita o mito de Orfeu, que desce ao mundo dos mortos para resgatar sua amada Eurídice. No entanto, ao quebrar a única condição imposta pelos deuses, ele a perde para sempre. A montagem propõe um olhar contemporâneo sobre essa história de amor e perda, incorporando elementos das danças urbanas à linguagem do balé contemporâneo, com trilha sonora executada ao vivo. Os ingressos estão à venda no site Deu Balada .
Almir Sater– Com sua emblemática viola caipira de dez cordas, Almir Sater conduz o público por uma jornada musical emocionante que une poesia, tradição e brasilidade em apresentação no Guairão no dia 15 de maio, às 21h. No repertório, não faltarão sucessos como “Tocando em frente”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”, além de faixas dos premiados projetos com Renato Teixeira, como os álbuns AR (vencedor do Grammy Latino em 2016) e +AR (2018). Os ingressos solidários, trocados por alimentos, já estão esgotados.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Irmãos Itiberê– Em apresentação única no Guairinha, no dia 14 de maio, às 20h, o recital didático resgata a trajetória de Brasílio e João Itiberê, pioneiros da música e cultura paranaense. Com piano solo, encenações e explicações históricas, o espetáculo celebra composições do século XIX e XX, como "A Sertaneja", unindo arte, história e emoção em homenagem aos irmãos que marcaram a identidade cultural do Brasil. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos .
"Rock ao Piano – Especial 1975"– O pianista curitibano Bruno Hrabovsky celebra os 50 anos de grandes lançamentos do rock com um concerto único no Guairinha, no dia 15 de maio, às 20h. O espetáculo traz releituras ao piano de cauda acústico de clássicos de Queen, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rita Lee e mais, exclusivamente com obras lançadas em 1975, ano de ouro do rock, em arranjos eruditos e com falas explicativas. Ingressos à venda pelo Guiche Web .
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba